terça-feira, 30 de março de 2010

Workshop Paisagens Dramaturgicas no Teatro Contemporâneo - Porto

Workshop e Seminário sobre alguma da dramaturgia contemporânea portuguesa

Dias 19 e 20 de Abril 2010

Descrição: O Workshop/Seminário centrar-se-á, numa primeira parte, nas dramaturgias contemporâneas e nos diversos modos de fazer dramaturgia em território nacional e internacional. Abordar-se-ão encenadores, autores, que criam novas paisagens dramáticas e cénicas nos dias de hoje, reflectindo os processos criativos e as suas repercusões estéticas. Numa segunda parte, estudar-se-á concretamente a dramaturgia (e a sua relação com a cena) da companhia Colectivo 84, do qual Mickael de Oliveira faz parte, enquanto dramaturgo.
Pretende-se um envolvimento activo dos participantes, tanto em termos críticos, para fomentar o debate durante as sessões, como em termos de produção de "escrita" criativa para troca de experiências dramatúrgicas (aqui, no seu sentido mais lato).

Público-Alvo: Para Dramaturgos/dramaturgistas, actores, encenadores e alunos das Artes Performativas.

Formador: Mickael de Oliveira

Horário: Das 18h30 às 22h30

Local: Visões Úteis (Fábrica Social – Fundação José Rodrigues)

Preço: 25€

O workshop terá um mínimo de 5 participantes, e um máximo de 10 participantes.

Informações e Inscrições:
VISÕES ÚTEIS
Fábrica Social
Rua da Fábrica Social, s/n
4000-201 Porto
Telf: (+351) 22 200 6144
Tlm: 93 176 54 75
E-mail: mail@visoesuteis.pt

Mickael de Oliveira
Licenciado em Estudos Artísticos – Variante Teatro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é actualmente bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, para o doutoramento em Estudos Teatrais pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cuja dissertação tem como tema central a dramaturgia contemporânea portuguesa.

É dramaturgo/dramaturgista do Colectivo 84, co-director artístico com o encenador John Romão. Recebeu, enquanto autor, a Menção Honrosa do Prémio Luso-Brasileiro António José da Silva [Funarte/Inst. Camões/ TNDMI]Iem 2009 com o texto "Clitemnestra" e, em 2007, o Prémio de Nova Dramaturgia Maria Matos, com o texto "O que é teu entregou aos mortais", atribuído pelo Teatro Municipal Maria Matos.

Tem textos traduzidos em Francês, Inglês, Castelhano, Eslovaco. É professor assistente de Gestão Cultural e de Estudos Artísticos na ESECS do Instituto Politécnico de Leiria.

Visões Úteis (Porto, 1994) é um projecto artístico, de raíz teatral, que se produz a si próprio, um projecto pluridisciplinar, marcadamente de autor, consciente da sua responsabilidade social e política para com as comunidades envolventes e que tem conhecido uma progressiva internacionalização.
A Direcção Artística é de Ana Vitorino e Carlos Costa.