sexta-feira, 19 de março de 2010

Naked King Workshop - Porto

orientado por Jaime Mears e Pedro Fabião

Datas: 31 de Março, 1 e 2 de Abril, das 10h30 às 18h30 (21 horas)
Local: CACE Cultural do Porto - Black Box (Rua do Freixo, 1071 - Porto)
Idioma: Português e Inglês
Custo: 60€
Número máximo de participantes: 16
Inscrições: nakedkingtheatre@gmail.com

SINOPSE
O prazer, o jogo contínuo.

A beleza/monstruosidade única de cada pessoa.


Cada um de nós tem uma presença descomunal escondida. Uma presença abafada pelos papéis e personagenzinhas menores com que nos habituámos a agradar ou desagradar os outros. Uma presença que irradia energia, desperta todo o potencial imaginativo e espontâneo, e que provoca movimento e vida no espectador.



Para isso, o actor deve dar-se completamente. Encontrar a sua grandeza, uma coragem que lhe permita saltar no desconhecido, não controlando, sendo sensível e frágil, revelando-se totalmente no fingimento de actuar.


O actor não existe sem um prazer dionisíaco. É nesse estado próximo do transe que as crianças brincam. É nesse estado que o actor pode ser amado em cima de um palco.


Com recurso a jogos específicos, ao dançar e ao cantar, a exercícios de cumplicidade, foco, ponto fixo, improvisação e malícia, inspirados na Escola Philippe Gaulier e no trabalho de preparação do actor de Alexandre del Perugia, Pedro Fabião e Jaime Mears, propõem-se encontrar um espaço para cada um estar à sua própria altura e encontrar essa abertura, esse prazer e esse magnetismo.

OBJECTIVOS
.Ideal para trabalhar a presença única de cada perfomer, o seu magnetismo e grandeza.
.Desenvolver a entrega e a liberdade num palco através do prazer.
.Deparar-se com a escolha: revelar-se ou não se revelar. Conhecer a força que nos mantém fechados.
.Possibilidade de construir cenas, ou optimizar cenas já construídas ou em estado embrionário.

.Cada caso será trabalho de forma específica.

PROGRAMA 

1º dia: Exploração dos princípios que sustentam o nosso trabalho: o Jogo de Cena, Cumplicidade, Ponto Fixo, Major/Minor, Impulso e espontaneidade, através de jogos e exercícios que resgatarão o prazer inato e pessoal próximo do que é sentido por uma criança. Progressivamente, esses jogos darão lugar a exercícios de improvisação, partindo sempre do mesmo instinto lúdico. Neste primeiro dia, o ponto fulcral é o de abrir-se ao uso do próprio prazer e da própria grandeza, tomando consciência das forças contrárias – a inércia e o medo - e decidindo cruzar a linha do conhecido e seguro.


2º dia: Exercícios e improvisações que possibilitarão aos participantes continuar o trabalho a partir do prazer e da grandeza próprios, traduzidos no magnetismo ou carisma em cena. Trabalharemos especificamente ainda a voz, o olhar, a relação de status, e o coro para impulsionar o actor a sair da sua zona de conforto e do discurso psicológico.

3º dia: Continuação do dia anterior, focando crescentemente em cada actor na sua especificidade, tanto em improvisações colectivas como num trabalho de atenção e desafio individual. Aplicação do trabalho na construção de cenas. Possibilidade de uso de texto proposto por participantes ou de trabalho de criação puramente físico.


FORMADORES
JAIME MEARS nasceu em Sydney em 1981 e reside desde 2008 em Paris, onde estuda na École Philippe Gaulier. Membro fundador do Naked King Theatre, em 2009. É licenciada pelo prestigiado National Institute of Dramatic Art NIDA (2002). Actuou em várias produções da The Sydney Theatre Company STC, uma das companhias de referência do teatro na Australia. No âmbito do programa para escolas dessa companhia, ensinou e encenou também várias produções. Participou nos workshops do UK Shared Experience Company e da Compagnie Philippe Genty. Participou em várias séries televisivas, destacando-se All Saints, McLouds Daughthers e Home and Away. É professora no Open Program do instituto NIDA, que oferece cursos intensivos especializados em teatro, cinema e voz.

PEDRO FABIÃO nasceu no Porto em 1981. Licenciou-se em Psicologia mas desde sempre dedicou mais tempo ao teatro do que aos estudos académicos. Fez o curso de formação de actores do CITAC, participou em mais de uma dúzia de produções no CITAC, Teatro do Morcego (Coimbra) e Companhia Alter-Lego, de que é fundador. Foi dirigido por Paulo Castro, Sergio Claramunt, Marcantonio Del Carlo, entre outros. Recebeu formação de Carmem Paternostro, José de Abreu Fonseca, Volker Quandt, Denis Bernard, Gabriel Chame Buendia, Koldovico Vio, Nicolas Bernard, Luisa Sanchez Gaillard, Robert Steijn, Ângela de Castro, Nuno Pino Custódio, Ami Hattab. É palhaço na Operação Nariz Vermelho desde 2004. Desde 2008 reside em Paris e estuda na École Philippe Gaulier. Membro fundador do Naked King Theatre, em 2009. Orienta workshops de teatro e clown desde 2006.

Transportes: Metro: Campanhã | STCP: 205 e 400 (paragem: EDP)

Apoios:
Circolando, IEFP/Cace Cultural do Porto