quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Workshop de Teatro Interactivo, Teatro- Imagem e Dança por Dora da Cruz no Espaço Reflexo - Sintra

Nos dias 4 e 5 de Setembro, realiza-se no Espaço Reflexo o seguinte workshop dirigido por Dora da Cruz, actualmente a leccionar em Manchester.

Dora da Cruz partilha o trabalho de Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido.
Esta forma de teatro interactivo pretende transformar o espectador em actor para encontrar soluções para os problemas sociais associados ao tema da Identidade e Diversidade Cultural.
O objectivo é facilitar a interacção, o diálogo, o pensamento crítico e acção num ambiente seguro.
Numa segunda fase do workshop irão utilizar-se as técnicas do Teatro-Imagem, uma encenação que baseia-se nas linguagens não-verbais. Esta técnica teatral transforma questões, problemas e sentimentos em imagens concretas. A partir da leitura da linguagem corporal, procura-se a compreensão dos factos representados na imagem. A imagem é uma realidade existente sendo, ao mesmo tempo, a representação de uma realidade vivenciada.

Objectivo Final
Facilitar o intercambio cultural, identificar diversidades e semelhanças, explorar criatividade e a espontânea auto -expressão, sensibilização e vigilância, celebrar o Ser e valorizar os Outros.
O workshop finaliza com uma actuação à noite, a ideia é trazer alguns músicos que conhecemos para improvisar com os participantes os excertos do trabalho criado durante o workshop.

Sobre a orientadora:
Dora da Cruz trabalha profissionalmente em dança, teatro e música. A diversidade cultural desempenha um papel importante na sua abordagem ao trabalho de grupo educativo, utilizando as artes para aproximar as pessoas, descobrindo identidades e celebrar as diferenças.
Dora vai para Inglaterra para estudar Media & Performance na Universidade de Salford. Com a experiência adquirida é convidada para encabeçar um vasto leque de projectos de organizações e agentes culturais das artes, como por exemplo, o Exodus Festival e o Manchester Day Parade.
Dora especializa-se em oficinas que lidam com a identidade e diversidade cultural. Augusto boal e uma grande influência no seu trabalho, acreditando que o seu papel é de facilitadora para que grupos e indivíduos possam partilhar, desafiar, aceitar e celebrar suas diferenças.
Dora trabalhou como Directora convidada na Universidade de Salford, com uma série de oficinas para B.A Performing Arts & Media Performance students. As oficinas exploraram temas através dos métodos do não-naturalismo e as técnicas de Augusto Boal, culminando numa performance.
Actualmente, Dora da Cruz prepara-se para uma série de workshops para alunos e funcionários da Universidade de Salford durante as comemorações da História Negra (Black history Month) e Direitos Humanos (Human Rights Week) em Outubro e Novembro.

Para mais Info: espacoreflexo@gmail.com