quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Workshop: Encarando a Personagem - Amadora

Coordenadores | Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixo (Teatro Promíscuo, São Paulo, Brasil)
Textos de Trabalho | Nelson Rodrigues e Plínio Marcos

Público-alvo | estudantes e profissionais de teatro
Carga horária | 20h
Datas | de 22 a 28 de Setembro de 2010
Local | Escola Superior de Teatro e Cinema (Amadora)

Um dos desafios a que este workshop se propõe é montar cenas de clássicos de Nelson Rodrigues e Plínio Marcos com actores locais.

Após um intenso processo de oficina, fragmentos das peças “Toda Nudez será castigada” e “Navalha na carne” serão apresentados gratuitamente ao público.

Trata-se de uma oficina avançada de interpretação e, por isso, serão necessários actores com alguma experiência ou que estejam a estudar em escolas de teatro ou de cinema. O mais importante é que os actores interessados em participar na oficina já tenham actuado anteriormente. Apesar de não ser uma oficina para iniciantes, também não é necessário que os interessados tenham muitas horas de palco nos seus currículos.
A participação no workshop é gratuita, com lotação limitada a 20 pessoas.

Candidaturas até 31 de Agosto

Os interessados deverão enviar CV por email para background.spp@gmail.com ou por correio para Rua Abade Faria, 48 – R/C Dto, 1900-008 Lisboa. Os seleccionados receberão cópias de fragmentos de cenas de Nelson Rodrigues e Plínio Marcos para estudar antes do início do workshop.

+ informações:
Alexandra Amaro
93 493 01 58
background.spp@gmail.com

Porque as peças de Nelson Rodrigues e Plínio Marcos são as bases de trabalho
Nelson Rodrigues “inventou” a moderna dramaturgia brasileira em 1943 com o seu “Vestido de Noiva”. A peça estilhaçava a narrativa em vários planos de acção e apresentava linguagem quase “jornalística” baseada no jargão da classe média carioca suburbana dos anos 40 e 50. Esta revolução na escrita cénica abriu espaço para autores mais radicais na investigação da miséria humana, como Plínio Marcos nos anos 60.

Os dois dramaturgos escandalizaram a sociedade brasileira com os seus retratos cruéis das vicissitudes na alma do “brasileiro cordial”. Nelson e Plínio são escalas obrigatórias para quem deseja conhecer a evolução do teatro no Brasil. Apesar de os seus estilos serem inimitáveis, eles deixaram uma marca duradoura na dramaturgia nacional e a sua influência nas gerações seguintes é incontestável.

O Projecto EMBAIXADA DO TEATRO BRASILEIRO
Este workshop está integrado no projecto Embaixada do Teatro Brasileiro, que estará presente em Lisboa de 22 de Setembro a 4 de Outubro, com o objectivo de partilhar com outros 16 países (América Latina, Península Ibérica e África) as novas dramaturgias brasileiras e, ao mesmo tempo, celebrar o 50.º aniversário de carreira do reconhecido actor Renato Borghi.
A par com o workshop, este projecto traz dois espectáculos com textos de novos dramaturgos brasileiros, uma palestra-espectáculo sobre a história do teatro brasileiro e a exibição de um filme sobre uma das mais marcantes obras da História de Arte do Brasil, O Rei da Vela.

O Teatro Promíscuo
O Teatro Promíscuo tem uma larga experiência em workshops. O próprio grupo nasceu do encontro de jovens actores com Renato Borghi, numa oficina de interpretação ministrada por ele em 1993. Desde então, os trabalhos mais importantes do grupo têm sido enriquecidos, ou mesmo criados, em workshops. Vários actores que integraram o grupo em algum período foram alunos de oficinas. Em oficinas abertas ao público, o grupo tem pesquisado toda a panóplia de linguagem cénica, assim como as técnicas desenvolvidas por grandes mestres, de Stanislavsky a Peter Brook, passando por Brecht, Artaud, Grotowsky e outros. Dramaturgia, encenação e história do teatro têm sido estudadas com afinco pelo grupo nos seus workshops. Devido à grande experiência de Renato como actor, existe uma ênfase nas pesquisas de interpretação, o que tem sempre atraído muitos jovens actores para as oficinas do grupo, além de profissionais que procuram reciclagem.