quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Encontros "Derivas - Para que Servem a Arte e o Conhecimento em Geral?!" - Vila do Conde

Com António Júlio
19 Novembro, 6ª feira
21h30 às 23h30
Centro de Memória
Vila do Conde

Estes encontros resultam de uma crença profunda na possibilidade da arte e do conhecimento em geral poderem contribuir para a criação e afirmação de sentidos para a vida; de representarem instrumentos privilegiados na “relação com outros 'eus', outros seres, outros domínios, outros sonhos, outras palavras, outros territórios” e ainda, como diria Rosa Montero a propósito do romancista verdadeiramente dotado, “de pescar imagens do subconsciente colectivo e trazê-las para a luz do dia, para que entendamos um pouco melhor o mistério obscuro das nossas vidas.”

Esta actividade decorre, ainda, de uma imensa vontade de partilhar... porque, como escreveu um dia Eduardo Prado Coelho, “há filmes (ou livros, ou discos, ou fotografias, ou quadros ou danças) que se tornam "nossos" (…) Então entramos numa fúria de os querermos dar, mostrá-los, arrastar pelos cabelos as pessoas para que os não percam, forçá-las violentamente a também gostar, com aquela intolerância benévola que só a paixão justifica.”

São aqui propostos caminhos imprevisíveis na topografia da arte e do conhecimento – um livro que leva a um filme; um filme que se cruza com uma música; uma música que encontra um poema; um poema que indica um documentário… porque “nenhum bem há cuja posse não partilhada dê satisfação.”

Estes encontros contemplam a presença de convidados…
Gostava de sublinhar que o perfil dos convidados considera dois traços fundamentais – um percurso rico e uma sensibilidade reveladora de uma disponibilidade para partilhar.
Fazem parte destes encontros personalidades de áreas diversas…
Já foram nossos convidados: valter hugo mãe, Tolentino de Mendonça, Alberto Carneiro, Frei Bento Domingues, Carlos Fiolhais, Álvaro Laborinho Lúcio e Miguel Bonneville.

Na última sessão, com Miguel Bonneville, iniciámos um caminho ligeiramente diferente. Até aqui os nossos convidados foram pessoas por quem, por motivos diversos, sentíamos admiração mas não conhecíamos pessoalmente. Uma espécie de amigos na medida em que a arte e o conhecimento são lugares de amizade.

Agora, juntamente com aqueles que ainda não conhecemos, são também nossos convidados os amigos que preenchem o nosso quotidiano, porque como diria Bragança de Miranda: “Quando os nossos irmãos estão mais nos «livros» ou nos «filmes» a situação é grave."

António Júlio estudou teatro na Academia Contemporânea do Espectáculo e escultura na Faculdade de Belas Artes do Porto. É intérprete de teatro e dança desde 1999, tendo trabalhado com Joana Providência, Nuno Cardoso, João Paulo Costa, Circolando, Kuniaki Ida, Rita Natálio, Gonçalo Amorim, André Guedes, entre outros. O seu trabalho situa-se entre o teatro, a dança e a performance. Das suas criações mais recentes destaca "Alan", "Recuperados", "Boots and Breath", "Eunice" e "200gr".

Preço
€ 3 (sessão) - Preço único

Tm 92 629 40 53
info@circularfestival.com
http://www.circularfestival.com

Centro de Memória
Largo de S. Sebastião
4480-706 Vila do Conde