segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Festival Internacional de Dança Contemporânea - Évora

(FIDANC)
24 SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO DE 2011

No dia 24 de Setembro abre em Évora a 12ª edição do Festival Internacional de Dança Contemporânea (FIDANC), produzido pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora - CDCC, que este ano apresenta um conjunto de propostas recentes de criadores portugueses, belgas, franceses e alemães. Inspirado na actual diversidade das linguagens da própria dança contemporânea, o festival decorrerá sob as temáticas da diversidade cultural, ideológica, técnica e estética. Para além dos momentos dedicados à apresentação de espectáculos, a programação inclui a realização de oficinas de dança, de encontros e conversas com os criadores. À semelhança de edições anteriores, a programação continua a vincular a sua relação com as escolas e com o público jovem, através da realização de espectáculos, performances e oficinas de dança nos estabelecimentos de ensino da cidade.

O processo criativo e identitário de cada autor, e "a arte como um espelho da vida, da alma e do coração" foram os estímulos para a composição da programação e para a escolha das obras originais, de criadores como Rui Catalão, Sofia Dias e Vitor Roriz, Teresa Prima, Aldara Bizarro, Rafael Leitão, Catarina Camâra e Matilde Gilhet, entre outros. A programação do festival ocupará vários espaços descentralizados da cidade de Évora (Black Box, Teatro Garcia de Resende, Escolas EB1 e infantários) e funcionará como um espaço aberto ao encontro multidisciplinar, ampliando possibilidades de miscigenação das artes.

O Festival Internacional de Dança Contemporânea tem direcção artística de Nélia Pinheiro e conta com o apoio da Direcção-Geral das Artes/ Secretaria de Estado da Cultura.

Ainda antes da abertura do Festival, a Companhia de Dança Contemporânea de Évora apresenta, no dia 3 de Setembro, a criação de Nélia Pinheiro "2 Boxe", no Teatro Garcia de Resende, em Évora, no âmbito do projecto TEIAS. Este espectáculo parte depois para digressão nacional até ao final de Novembro. A itinerância é, também, marcada pela reposição do espectáculo para a infância de Rafael Leitão, "Imaginar", que será apresentado em Estremoz, no dia 18 de Setembro, no Teatro Bernardim Ribeiro, numa sessão dirigida ao contexto familiar. Esta apresentação acontece no âmbito do projecto Artes ao Sul, promovido pela Direcção Regional da Cultura do Alentejo.

Mais informações:
Companhia de Dança Contemporânea de Évora
Zona Industrial Almeirim Norte
Rua Anibal Tavares, nº2
7005 - 872 Évora
[T] 26 674 34 92
[@] office@cdce.pt
[W] http://www.cdce.pt