segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Open call - Porto


De Passagem | Pass by the day

Iris Julian

Manobras no Porto | Porto 2.0


A MEZZANINE procura 8 participantes para o projecto artístico De Passagem | Pass by the day de Iris Julian, a decorrer no Porto nos dias 29 e 30 de Setembro e com residência em horários e datas a definir entre 18 e 24 de Agosto.

Público-Alvo: Pessoas com ou sem experiência no campo das artes performativas e plásticas com preferência para residentes na área metropolitana do Porto.

Manobras no Porto é um movimento colectivo de intervenção no Centro Histórico do Porto, que cruza pessoas, pontos de vista, expressões, vidas e saberes, através de debates, oficinas, espectáculos, percursos, jogos, experiências, objectos, imagens. Manobras no Porto vai exprimir-se em dezenas de eventos espalhados no tempo e no espaço, e culminará num festival de expressões da cidade, que este ano acontecerá entre 28 de Setembro e 2 de Outubro de 2011.



De Passagem |Pass by the day

O projecto transfere o espaço cénico do teatro para o mundo real dos meios de comunicação e transporte público. Deste modo, Pass by, de Passagem, explora as rotas dos utentes que diariamente circulam nestas redes, para a (re)constituição de um possível mapeamento individual e colectivo no espaço urbano. Oito intérpretes viajam, encorporam e entrevistam pessoas no decurso das suas deslocações. Ao mesmo tempo, fotografam com telemóveis para documentar cada acção.

A documentação fotográfica será enviada imediatamente através de mensagem para o e-mail de uma galeria. Os visitantes da exposição podem acompanhar o processo em quatro emissões. A cada computador corresponde um performer. Pequenas acções desvendam o seu anonimato. Os encontros que são gerados de um modo representativo pelos performers são exemplo de uma dimensão social dos utentes dos meios de transporte - a reunião e a despedida, o efémero e o duradouro de todos os tipos de relacionamento. As fotografias e as entrevistas serão expostas na galeria como uma imagem global de um mapa específico.


Iris Julian, www.iris-julian.com

Artista plástica | multimédia e performer, tem vindo a desenvolver um percurso significativo nas artes performativas em Viena. As suas criações são apresentadas no contexto europeu e nos EUA. As problemáticas que envolvem o seu trabalho têm uma grande componente de intervenção social, visando a integração do espectador no campo de acção artística.


Período de criação: 18 e 19, 22 a 24 de Agosto, 2011 das 16h às 19h ou das 17h às 20h (a confirmar), local (no centro histórico da cidade do Porto, a designar, sendo que no decorrer deste período grande parte do trabalho será desenvolvido em algumas das principais estações da Metro do Porto – Trindade, S. Bento e Bolhão, com especial enfoque em algumas das linhas que efectuam ligação entre o centro da cidade e as periferias).

Apresentação e Exposição: 29 e 30 de Setembro 2011, em horário e local a designar.

Inscrições: Aos interessados, é pedido que enviem uma breve nota biográfica para: office@mezzanine.pt

Notas: horários e datas poderão sofrer uma ligeira alteração.