quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Solicitação de propostas para ABETO - Artes para Bebés E Todos os Outros

Artes para Bebés, esta é a temática do evento que decorre no mês de Novembro em Setúbal, organizado pelo Teatro do Elefante, uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura, DGArtes. Aproximando-se a segunda edição de ABETO - Artes para Bebés E Todos os Outros, o período de recepção de propostas artísticas e de voluntariado está aberto. Com o total interesse na promoção das actividades para os bebés, das entidades que as desenvolvem, e no próprio espaço que as criações ocupam no universo artístico, solicitam-se propostas de projectos dirigidos a todos até aos 3 anos, que podem integrar-se na categoria dos espectáculos ou das actividades paralelas.

O Teatro do Elefante foi pioneiro em Portugal na criação de espectáculos de teatro especialmente pensados para a primeira infância. Com um trabalho contínuo nesta área desde 2003, que conta com um ateliê, uma exposição interactiva e integra a estreia, em Novembro do quarto espectáculo A Flor Vai Ver o Mar... – Poesia para bebés. Estes projectos têm como espaços essenciais da sua intervenção os teatros municipais, as bibliotecas e as creches em todo o território nacional.

No mesmo sentido, esta Companhia tem investido na projecção internacional, tendo já apresentado espectáculos para bebés em Espanha, Sérvia, Reino Unido, Cabo Verde e no próximo mês de Setembro no México. Neste âmbito estabelece diversos contactos com artistas e outros profissionais que se especializam no trabalho com os mais pequenos.

A primeira edição do ABETO decorreu entre 9 e 12 de Dezembro de 2010, em parceria com a Escola Superior de Educação de Setúbal. Espectáculos com projecção em directo, actividades de experimentação artística e momentos Conversamos sobre... integraram a programação, que contou com a participação de variados especialistas nas diversas áreas que caracterizam as Artes para bebés e os seus públicos. Em 2011 pretende-se manter a diversidade no programa, envolvendo famílias, professores e alunos em torno da reflexão sobre a importância da arte e cultura no desenvolvimento dos bebés.

Atendendo a tudo isto, o Teatro do Elefante está a organizar a segunda edição do evento, direccionado para a primeira infância, com a duração de 9 dias a realizar entre 12 e 20 de Novembro de 2011, num espaço no centro da cidade de Setúbal. Durante esse período, prevê-se a realização de espectáculos, ateliês, conversas, entre outros, dando ênfase à reflexão e divulgação científica desenvolvida nesta área.

Neste sentido, gostaríamos de receber, até ao dia 6 de Setembro informação, o mais completa possível, sobre projectos que se integrem na tipologia do evento e do público-alvo. As propostas devem ser enviadas por correio electrónico para elefante@teatrodoelefante.net, sugerindo o envio de fotografias e|ou link para vídeos. Outras informações podem ser cedidas através dos contactos 265 535 640, 927 751 881 e 916 887 596.