terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Curso: Uma Viagem pela História do Cinema

23 Janeiro a 02 Abril

Coordenação/ Formação
António-Pedro Vasconcelos e Miguel Simal

Horário
2ªfeira das 18.30 às 21.00

Objectivos
Desde o seu nascimento oficial, em 1895, até aos dias de hoje, o Cinema passou de uma mera curiosidade de feira, à mais popular das artes.
Através de imagens e sons, criaram-se ficções que condicionaram comportamentos e estabeleceram padrões morais e civilizacionais ao longo dos anos.
Pretende-se com este curso uma abordagem à história do cinema em onze sessões, mostrando a sua evolução e os seus principais momentos de ruptura,
mas dando simultaneamente aos alunos uma noção dos condicionalismos históricos e culturais, mas também económicos, legais, políticos e tecnológicos
que marcaram a evolução das imagens em movimento ao longo de mais de um século.

•A História do Cinema como a História das relações entre os USA, onde o cinema sempre foi considerado uma “fábrica de sonhos”, e a Europa, onde o cinema sempre foi considerado a “7ª Arte”.

•A História do Cinema como a História do equilíbrio entre produtores e realizadores: entre as exigências da produção industrial e a as exigências artísticas.

•Desde a hegemonia dos estúdios, na Hollywood dos anos 30, à eclosão do neo-realismo nos finais da II Guerra e da Nouvelle Vague na França Gaulista,
assim como o aparecimento da nova geração de Hollywood nos anos 70, as novas formas de contar histórias através do cinema estão sempre ligadas às condições políticas, económicas e culturais, mas também aos avanços técnicos de cada época (o som, a cor, os novos formatos, o digital).

•A História do cinema altera-se profundamente com o aparecimento da TV; e, a partir dos anos 50, é indissociável da relação com o pequeno ecrã: a TV e posteriormente o Vídeo revolucionaram por completo a “7ª Arte”.
Da relação inicialmente conflituosa, passa-se, nos anos 70, à aceitação do “pequeno ecrã” como um elemento fundamental na economia do cinema.

Visionamento de filme*
Selecção por António-Pedro Vasconcelos e Miguel Sima
[Início às 21h30, antecedido por coffee-break)


Programa

Sessão I / 23 Janeiro
A Origem do cinema e os seus pioneiros
“O cinema começou por não existir”
O Kinetograph de Thomas Edison
Os Irmãos Lumiere
Porter e Meliés: os Aventureiros da Ficção
*visionamento 'Pamplinas Maquinista'

Sessão II / 30 Janeiro
O Nascimento de Hollywood /
O Burlesco e os Grandes Mestres do Cinema Mudo
Charlie Chaplin Vs Buster Keaton
O Génios indomáveis de D.W. Gryffith e Eric Von Stroheim
Irving Thalberg e o inicio da “Era dos Estúdios”.
*visionamento 'O Ultimo dos Homens'

Sessão III / 06 Fevereiro
A Revolução Europeia / Cinema Soviético e o Expressionismo Alemão
O Cinema Verdade Soviético
A Importância da montagem e a arte ao serviço do cinema
A realização sem limites de Murnau
*visionamento 'Scarface'

Sessão IV / 13 Fevereiro
A Era dos Estudios e o Inicio do Cinema Sonoro I
A Grande depressão e o “New Deal” de Roosevelt.
As pressões da Censura e o Código Hayes
“Garbo talks”: O aparecimento do Cinema Sonoro
*visionamento 'Serenata à Chuva'

Sessão V / 20 Fevereiro
A Era dos Estudios e o Inicio do Cinema Sonoro II
O surgimento dos géneros cinematográficos
As Produtoras “Majors” e as suas diferenças
O Mundo Fantástico de Walt Disney
*visionamento 'Roma, Cidade Aberta'

Sessão VI / 27 Fevereiro
O Neo-Realismo Italiano
Roberto Rosselini: O Pai do Neo-Realismo
Vittorio de Sica
O triunfo na América do Cinema Italiano
*visionamento 'O Crepúsculo dos Deuses'

Sessão VII / 05 Março
Anos 50 / O cinema Americano do Pós-Guerra I
A nova geração. Nova Iorque.
A esquerda americana.
“A caça às bruxas”.
O Desafio ao Código Hayes
*visionamento 'O Homem do braço de Ouro'

Sessão VIII / 12 Março
Anos 50 / O Cinema Americano do Pós-Guerra II
Os “autores”.
O Aparecimento TV.
O princípio do fim da Era dos Estúdios
*visionamento 'O Acossado'

Sessão IX / 19 Março
A Nouvelle Vague Francesa
O aparecimento da Cinemateca
O olhar crítico dos Cahiers do Cinema
A revolução dos Jovens Turcos
*visionamento 'Bonnie & Clyde'

Sessão X / 26 Março
Anos 70 / USA
A geração pós-Vietnam
A era de todos os excessos
O triunfo do Blockbuster
*visionamento 'Rio Bravo'

Sessão XI / 02 Abril
Alguns autores solitários
*visionamento 'Madame de…'

Notas biográficas
António-Pedro Vasconcelos (1939)
Com um longo curriculum que se estende por cinco décadas em diversas áreas relacionadas com a cultura, é um dos mais prestigiados realizadores de cinema portugueses. Trabalhou como crítico literário e de cinema para a imprensa escrita, assim como colabora regularmente em diversos jornais, revistas, TV e Rádio, onde se destacam os trabalhos na RTP, Diário de Noticias, O Independente, Revista Cinéfilo, onde foi chefe de redacção, RDP e actualmente a coluna semanal no Semanário Sol. Foi responsável pelo programa “Cine-Clube” na RTP2 e o autor dos livros “Porque é que as mulheres não gostam de futebol” (2001) e “Serviço Público, Interesses Privados” (2002). Presidiu ao Secretariado Nacional de Audovisual, à Associação Portuguesa de Realizadores, assim como à Associação de Realizadores de Cinema e Audiovisual. Leccionou no Conservatório Nacional de Cinema, foi um dos fundadores do IAT – Instituto de Cinema e Audiovisual, onde também leccionou. Coordenou a Licenciatura de Cinema, Televisão e Cinema Publicitário na Universidade Moderna. Foi responsável pela campanha do MASP1 para a candidatura de Mário Soares a PR e autor do Relatório para a Comissão Europeia sobre a situação do cinema europeu.
Actualmente lecciona na ACT- Escola de Actores e rege regularmente workshops sobre escrita de argumento, direcção de actores e história do cinema.
É o autor de diversos documentários e de oito longas-metragens de ficção, onde se destacam O Lugar do Morto (1984), o primeiro grande êxito do cinema português que reconciliou o público com o cinema nacional, Os Imortais (2003), os vencedores de Globos de Ouro Jaime (1999) e Call Girl (2007), e o seu último filme A Bela e o Paparazzo (2010). É casado, tem três filhos, é do Benfica e Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique.

Miguel Simal (1980)
Formou-se em cinema nos cursos do IAT - Instituto Cinema e Audiovisual e na licenciatura de Cinema da Universidade Moderna, tendo posteriormente tirado a pós-graduação de cinema da Universidade Católica e a especialização de escrita de guião Story & Genre com Robert McKee. Tem dividido a sua actividade entre a escrita, realização e critica cinematográfica, tendo participado em diversos projectos de televisão e cinema na área de ficção e documentário. Colaborou como critico de cinema para o Semanário Sol e mais recentemente para a revista Total Film Portugal. É autor de 5 curtas-metragens e publicou em 2009 o seu primeiro livro de contos “Daiquiris de Morango e outras Historias”. Lecciona desde 2001 em diversos Workshops de Escrita e Historia de Cinema e desde 2008 lecciona regularmente na ACT-Escola de Actores.

Nº máximo de participantes: 30

Preço
175€ (IVA incluído à taxa legal em vigor)
Desconto 10% para estudantes, maiores de 65 anos e grupos
de pelo menos cinco inscrições feitas em simultâneo

(Possibilidade de pagamento em duas fases)

Inscrições
Mail: cursos@appletonsquare.pt
Morada: Rua Acácio Paiva, 27, r/c, 1700-004 Lisboa
Telefone: +351 210993660, das 14h às 19h
As inscrições podem ser feitas por qualquer dos meios acima indicados.

As inscrições podem ser feitas por qualquer um dos meios
acima indicados.
A anulação, com devolução do valor da inscrição, só será
efectuada se a Appleton Square for informada até 2 dias úteis
antes do início da actividade.