sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Coffeepaste recomenda (XVI)

Dança: Nerves Like Nylon de Maria Ramos
Nerves Like Nylon tem como referência dramatúrgica o texto ‘Not I’ de Samuel Beckett e explora o princípio de que uma construção coreográfica pode potenciar movimento se contiver um certo grau de imobilidade. A partir dos paradoxos existentes em escultura que Antony Gormley refere, ‘stillness can express its opposite’, ‘movement is best encouraged by a static object’ *, pretendo estabelecer uma noção coreográfica também ela paradoxal: o espaço cénico e a própria estrutura de NLN, em vez de evocarem movimento, parecem antes exprimir a sua impossibilidade. A ação coreográfica de NLN é centrada na parte superior do corpo de três intérpretes femininos e o movimento assente numa sintonia dissonante. O espaço cénico é limitado a uma área de ação restrita e a trama coreográfica desenvolve-se através do imaginário ficcional criado pelo gesto e da realidade factual do texto que o intercepta.
com Sofia Dias, Benedetta Maxia, Andresa Soares
Auditório Fernando Lopes Graça, Cascais
6a feira, 20 Janeiro de 2012 às 21h30
Bilhete: donativo
Informações/reservas: 964728435
http://vimeo.com/34714774


Teatro: Os Assassinos
De 4 a 15 Janeiro 2012
Os Assassinos, Ocupação de um conto de Ernest Hemingway, de Miguel Castro Caldas
Acolhimento para 10 representações deste espectáculo do grupo Primeiros Sintomas em co-produção com o Teatro Experimental do Porto, uma encenação de Bruno Bravo ainda só apresentada no Porto com a participação de vários jovens actores que integraram já o elenco da Cornucópia.
Dois assassinos entram num bar-restaurante para matarem o Sueco. O Sueco não está. Os assassinos esperam. Entretanto, alguém fala de um conto do Ernest Hemingway em que dois assassinos entram num bar-restaurante para matarem o Sueco
http://www.teatro-cornucopia.pt

Concerto: Filho da Mãe
A guitarra tem ganho nova vida na música portuguesa: são disso exemplos Frankie Chavez, Norberto Lobo e, mais recentemente, Filho da Mãe - que se apresenta ao vivo em Lisboa, no Vinyl, dia 20 de Janeiro (sexta-feira).
Filho da Mãe é o projecto a solo de Rui Carvalho, que fez escola em projectos como If Lucy Fell, I Had Plans, Asneira - educado, portanto, no rock e no hardcore. Em Filho da Mãe existe apenas o dedilhar da guitarra, com uma portugalidade que chega a lembrar Carlos Paredes (de quem já tínhamos ouvido ecos - e bem mais presentes até - em Norberto Lobo).
Por Dinis Correia