segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Workshop de Introdução ao Clown - Porto

Com vista à integração no Clown Laboratori Porto

Dias: 21 e 22 de Janeiro
Onde: Fábrica da Rua da Alegria, 341, sala Erva Daninha
Horário: 10h às 13h30 e das 14h30 às 18h
Preço: 60 €
Formador: Pedro Fabião

O que é o Clown Laboratori Porto:
O Clown Laboratori Porto é uma plataforma de formação, criação e experimentação sobre a arte do palhaço, acolhida pela Fábrica da Rua da Alegria. É dirigido a todos os actores, bailarinos, músicos, artistas de circo, animadores e performers que procurem uma experiência aprofundada desta arte.

Foi lançado em Janeiro de 2010 por Janela Magalhães e, até à data, teve como formadores Jorge Rosado, Rodrigo Malvar, Radar 360º, Graça Ochoa, Luciano Amarelo e Pedro Fabião. Actualmente é Pedro Fabião quem assume a direcção pedagógica do grupo.

Em dois anos de existência, o Clown Laboratori Porto fez várias intervenções clownescas em diversos eventos e produziu dois “Labarets”, espectáculos em formato Cabaret com números em que se explora o efeito cómico através da nudez, energia, generosidade e idiotice do palhaço.

O que se trabalha:
O estado de abertura (sem julgar ou actuar) ;
O olhar e o foco;
A observação do que cada um tem de idiota;
O reconhecimento e desenvolvimento do jogo clownesco;
Os níveis de energia e o ritmo;
O jogo de dupla - o ping-pong (jogo de foco) e a hierarquia.

A ingenuidade, o jogo, a amplificação das características individuais até ao ridículo. A descoberta do que em nós faz rir os outros é um processo trágico em que aprendemos a rir-nos de nós mesmos. O estado que se busca é indefinido e frágil, e não há fórmulas para encontrá-lo, apesar de haver muita técnica por detrás da simplicidade. Como abraçar o falhanço e fracassar espectacularmente, com prazer, diante de um público? Esse é o objectivo da introdução ao clown, a que se segue a descoberta da personagem individual, com o seu universo, a sua loucura, os seus rituais. Aí, inicia-se o trabalho de dupla, dos clássicos ao material original, com vista à criação de números.

Um trabalho sério para não se levar demasiado a sério.

CV do formador:
PEDRO FABIÃO fez o curso de formação de actores do CITAC e é diplomado pela École Philippe Gaulier (2008-2010) em teatro físico, máscara neutra, tragédia grega, clown, bufão, melodrama, dramaturgia e encenação. Participou como intérprete e criador em produções no CITAC e Teatro do Morcego (Coimbra), Teatro do Frio, Radar 360º, Alter-Lego, Rei Sem Roupa (companhia de que é fundador) e na Ménagerie de Vèrre de Paris.
Foi dirigido por Paulo Castro, Sergio Claramunt, John Mowat, Trygve Wakenshaw, Ewan Downie e Judith Elbaz. Na sua formação como actor e formador, salienta a influência de Philippe Gaulier, Ami Hattab, Sergio Claramunt, Volker Quandt, Gabriel Chamé, John Mowat, Robert Steijn e Yumi Fujitani.
É palhaço na Operação Nariz Vermelho desde 2004. Está neste momento a encenar "Cabra-Cega", um projecto satélite da companhia Circolando. Orienta regularmente workshops em várias áreas teatrais desde 2006. É professor e encenador do Clown Lab desde 2010.

O objectivo deste workshop é integrar novos elementos no Clown Laboratori Porto, para trabalhar duas vezes por semana a arte do palhaço.

Os interessados contactem-nos para:
lab.clown@gmail.com

Janela Magalhães: 964432191
Alexandre Sá: 964154067