segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Workshop: Fotojornalista por um dia - Lisboa

LISBOA foi a região escolhida por Ana Jesus Ribeiro (http://anajesusribeiro.wordpress.com; http://www.facebook.com/anajesusribeiro) para acolher 2012 como formadora/orientadora e através do Seu 11º Workshop do projecto “Fotojornalista por um dia+, a 21 de Janeiro, sábado.
A formadora pode avançar, desde já, com o pré-agendamento dos seguintes workshops:

12º Workshop – 4 FEV., Leiria
13º Workshop – 11 FEV., Coimbra.
14º Workshop – 3 MAR., Viana do Castelo
15º Workshop – 10 MAR., Braga
16º Workshop – 17 MAR., Porto

À imagem dos anteriores workshops já postos em prática, este conceito permite ao participante, a oportunidade de lidar de perto e em tempo real com as rotinas “profissionais”de um fotojornalista, acedendo em tudo semelhante à agenda interna do jornal “pedagógico” do grupo CONTROLINVESTE e na cobertura fotográfica de serviços.

Um conceito que é dirigido ao público em geral, como adaptado ao nível de conhecimento que o aluno ou a aluna possui em fotografia digital.

A agenda formativa (Sujeita a eventuais alterações consoante a agenda interna do jornal) engrena, pelas 9 horas, com a fundamental e relaxante “HAPPY HOUR DE FOTOGRAFIA”, conceito que tem por objectivo a criação de empatia de grupo e o exercitar descontraído com motivos em movimento, contando com a dança para tal e com a prestação coreográfica da bailarina Ana Margarida Baltazar, elemento que integra o novo projecto de dança designado de BOUNCE PROJECT, aula esta que será tida nas instalações do IPJ de Lisboa e Vale do Tejo.

A formadora preserva como importante esta “iniciação” no sentido de descobrir quais as noções técnicas de cada aluno(a) e uma forma construtiva de relaxamento, antes de partirem para uma nova experiência que será sentida na pele como um “dia de trabalho”.

O “Fotojornalista por um dia+” contará, mais uma vez, com a parceria pré-estabelecida com a agência de repórteres fotográficos designada de Global Imagens (GI) … Agência esta que executa as imagens para os meios do Grupo Controlinveste tais como Jornal de Notícias, Diário de Notícias, … Sendo que um dos meios irá proporcionar o acesso à agenda de serviços interna que informará quais os serviços a vivenciar, com a probabilidade de acompanhar o Profissional ou a equipa requisitada pela editoria do meio envolvido.

O almoço “formativo”, pelas 13 horas, continua a marcar pontos e prima pela troca descontraída de experiências e saberes da formadora aos seus alunos, com a eventualidade de profissionais, fotojornalista e não só, partilharem deste mesmo almoço.

A importante discussão dos trabalhos realizados pelos alunos, depois de já parte importante do enriquecimento adquirido, está apontada para as 17.30 Horas na agência Global Imagens, sempre dentro e o mais semelhante ao espírito do Fotojornalista, desta vez, como complemento, também integrada a aprendizagem de como se edita o trabalho fotográfico executado, como a visualização de todo o processo de optimização de paginação em tempo útil.

Ana Jesus Ribeiro terá, como sempre, a preocupação formativa de fazer a “ronda” individual por cada aluno e ao longo de todo o workshop.

O dia de “serviço” terminará com outra cobertura fotográfica, pelas 22 horas, que será, com toda a certeza, também motivo de atenção por parte dos alunos.

Outros “bonecos” serão, porventura, apetecíveis ou pertinentes de registo, tais como fotos de arquivo, ao longo de todo o workshop, sempre sob a orientação formativa da formadora.

A Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo passa também a ser apoio na divulgação/angariação de inscrições do “Fotojornalista por um dia+”, para além da Direcção Regional Norte e Centro.

Como nova parceria, com sentido, “brota” a agência de Comunicação e Eventos, MEDIA 1881 (Sediada em Aveiro) assumindo-se, a partir deste referido workshop, como apoio promocional (Também patrocínio da t’shirt “Happy Hour” do bailarino ou Prof. de dança)... E, particularmente nesta acção formativa, como apoio na divulgação, também participa a 1º televisão portuguesa da internet, a TVNET.

O fotógrafo/designer Marco Santiago continua como parceiro interactivo na concepção do cartaz informativo.

O processo de inscrições encontra-se em aberto até dia 20 de Janeiro (Meia-noite), no valor de 25 euros para os interessados portadores do Cartão Jovem, e no valor de 30 euros, para os não portadores (Para máximo de 15 horas, em frequência total ou parcial), com direito ao Certificado de Participação autenticado pela formadora, pela direcção regional em questão do IPJ e pela Direcção da agência Global Imagens.

Que podem ser oficializadas no IPJ de Lisboa e Vale do Tejo (Zona do Parque das Nações), via telefone pelo 21 – 892 08 00 ou via e-mail ipj.lisboa@ipj.pt, sendo que Ana Jesus Ribeiro também se dispõe a optimizar as mesmas inscrições como também no esclarecimento, através do e-mail jribeiro.ana@gmail.com e/ou pelo móvel, 91 209 09 69.