Estão abertas desde o dia 3 de maio de 2012, as candidaturas para a atribuição de apoios à internacionalização das artes. Esta nova linha de apoio promovida pela Direção-Geral das Artes insere-se no quadro de uma estratégia de incentivo à inovação e ao empreendedorismo do setor cultural. A DGArtes recebe candidaturas em todas as áreas artísticas - arquitetura, artes digitais, artes plásticas, cruzamentos disciplinares, dança, design, fotografia, música e teatro - até 31 de maio de 2012. São elegíveis para apoio as atividades cuja execução ocorra entre 15 de agosto de 2012 e 31 de março de 2013, em qualquer ponto do planeta. Contudo, projetos a decorrer em África, na América Latina, na Ásia e na Oceânia terão prioridade na classificação, já que se pretende promover a mobilidade de forma alargada para lá do espaço europeu.
Visando promover uma maior internacionalização da economia nacional, o Apoio à Internacionalização das Artes é atribuído mediante apresentação de candidaturas que serão selecionadas por via de concurso público, regulado pela Portaria n.º 58/2012 de 13 de março e destina-se a apoiar criadores, artistas e coletivos profissionais sediados em Portugal continental, nas diversas áreas artísticas tuteladas pela DGArtes. Os apoios a conceder visam o domínio artístico relativo à circulação internacional de artistas e produções artísticas, pelo que as candidaturas a apresentar deverão propor a realização e apresentação pública de projetos artísticos que se inscrevam nas áreas artísticas previstas, fora do território nacional.
Podem candidatar-se todas as entidades de criação, de programação e mistas, bem como grupos informais e pessoas singulares, de nacionalidade portuguesa ou não, desde que tenham residência fiscal em Portugal continental e que aqui exerçam maioritariamente a sua atividade. Entidades que já beneficiam de apoio financeiro da DGArtes para os seus programas de atividades podem igualmente apresentar candidaturas a este apoio, respeitado o princípio da não cumulação. Cada projeto deverá figurar numa única candidatura, mas as entidades podem apresentar várias candidaturas, se assim o desejarem.
Podem ser apoiados, neste primeiro concurso, até 100 candidaturas, sendo o montante global disponível 600.000 euros. As candidaturas serão apreciadas e classificadas por uma comissão, constituída por uma representante da DGArtes, que preside, Catarina Graça Oliveira, uma representante da AICEP, Maria João Bobone, e uma artista, a cantora Lura. Em cada candidatura, além da exposição do projeto a desenvolver, do plano de comunicação e da comprovação de interesse por parte da entidade de acolhimento, deverão ser inscritas as despesas e receitas inerentes ao projeto, referindo qual o montante solicitado à DGArtes. Esse montante não pode ser superior ao total de despesas elegíveis: as deslocações (viagens de equipas artísticas e técnicas, transporte e seguro de material expositivo, cénico ou outro), alojamento e despesas inerentes à difusão do projeto no seu contexto de acolhimento (traduções e edição de materiais). A título de exemplo, serão despesas não elegíveis os cachets, taxas de inscrição, remunerações e per diem.
As candidaturas serão apreciadas em função dos seguintes critérios: qualidade e relevância artística do projeto e da(s) entidade(s) parceira(s); consistência do projeto de gestão e de comunicação; adequação do projeto aos objetivos e às prioridades estratégicas. Estas últimas avaliarão o contributo do projeto para a projeção internacional da cultura e das artes contemporâneas portuguesas, em particular para o reconhecimento alargado do trabalho do proponente; a realização de atividades que privilegiem a captação e envolvimento de públicos; e o desenvolvimento e apresentação de projetos em África, na América Latina, na Ásia e na Oceânia.
Consulte aqui o formulário de candidatura; a regulamentação aplicável; a listagem de critérios e subcritérios a aplicar; as Perguntas Frequentes. Mais esclarecimentos podem ser solicitados através do correio eletrónico internacional@dgartes.pt ou do número de telefone 211507112 até ao dia 25 de maio.
Mais informações:
http://www.dgartes.pt/