sexta-feira, 25 de maio de 2012

Workshop/ Performance/Audição

Arriba Agostinho
de 4 a 8 de Junho e de 11 a 14 de Junho
na Residência Aberta da Eclipse Arte(Chill Out Art House)
Avenida Estado Unidos da América, 84, 2ºesquerdo, Lisboa
metro roma
 __________________________________
Programa
  Ø  treinos de apropriação da plenitude do corpo fisico /emocional/mental e espiritual expressivo - 10-12h
  Ø  composição performativa/debate e ritual- 15-19h
  Ø  apresentações publicas dias 13 e 14 de Junho- 19h

Arriba Agostinho é um workshop / performance/ audição, conduzido pela Eclipse Companhia de Arte e facilitado por António M. Rodrigues, que pretende reunir um conjunto de pessoas disponíveis para desenvolver um discurso performativo contemporâneo  a partir do legado cultural e vivencial de Agostinho da Silva, filosofo e humanista português, que contribuiu na sua vida e obra para um ser humano sem fronteira e para uma mudança profunda na identificação da alma de um povo, um povo da paz universal.
Há três ideias fundamentais que geram o desenvolvimento do workshop/ performance/ audição:
     Ø  A ideia de um mundo sem fronteiras
 Como viver abolindo as linhas que estabelecemos para o limite dos outros, como entrar no espaço que atribuímos ao outro, com a delicadeza consentida?
     Ø  A ideia de um mundo sem prisões
 Como se pode contribuir para o desaparecimento dos sentimentos de culpa e julgamento das ações/reações com que nos deparamos?
     Ø  A ideia da gratuita para a vida plena
O nosso Mundo 3D desenvolveu um progresso tecnológico que nos permite a
produção de excedentes de riqueza alimentar, criativa, amorosa. Que valor terá hoje a energia monetária? Para que servirá movermo-nos assim, como podemos sentir, conviver, gerar e partilhar a abundância e conviver simultaneamente com  a gratuitidade do mundo natural?
 Agostinho da Silva fala na eminência do espírito santo, e que esse espirito somos nós, os que assistem, o publico em ultimo caso. O Espirito Santo é o público vindouro.
Nós, em Arriba Agostinho começamos por ser atuantes- pontífices e publico, no ato/rito do workshop / performance/audição. Depois a diferenciação de funções far-se-á do decorrer do próprio processo de criação/aceitação/inspiração.
No nosso mundo mediatizado, seremos nós, candidatos à elaboração de uma performance/debate/ritual sobre o Terceiro Raio- Portugal: a ascensão dos seres e da terra a uma nova dimensão? Mais leve, livre, e geradora da criatividade amorosa que nos motiva?
Como devemos conduzir os nossos passos rumo à felicidade?
A Eclipse Arte  propõe uma casa aberta à composição performativa, ao debate das ideias, ao emergir das ações físicas e interiores que serão o porvir de uma performance de interação com a assistência. Uma casa física onde a fome física, profissional e espiritual será suprida na abundância, felicidade e na realização.
 Este workshop/performance/audição servirá para apurar e definir um conjunto de pessoas que possam ser motivadas e vocacionadas profissionalmente para esta missão que se inscreve no presente que é a de estar com "toda a gente" carente da proximidade no processo de transição e ascensão que estamos viver em sintonia com o planeta.
O objetivo principal é o de procurar receber, passar e /ou partilhar  a mensagem que é necessária agora pôr em pratica, no quotidiano da existência e que nos conduz ao estado de felicidade, criatividade, aspiração e inspiração que cada um dos seres necessita.

Arriba Agostinho faz parte das temporadas de Porto e Lisboa que a Eclipse Arte desenvolverá em 2012/2013. Será apresentado em  Barcelona e em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), ao abrigo dos protocolos da SGU e apoios à internacionalização, entre os quais o ano de Portugal no Brasil. Estará disponível para ir a todas os espaços que queiram receber de boa vontade o ATO/RITO que da nossa experiencia conjunta advier.
Apresentará também uma profunda ligação à Eco-Arte , pois estão projetadas residências e apresentações em Dornes(Lis)e Herdade do Freixo do Meio(Montemor-o-Novo), Portinho da Arrábida, Monserrat(Barcelona) .

Como participar:
enviar candidatura com disponibilidade e motivação bem como C.V/bio
para eclipsearte@gmail.com

Bio António M. Rodrigues
António é impulsionador da Eclipse Arte desde 2001, tendo projetado em 2010 a SGU (Small Groups For The Union), uma plataforma de intervenção artística , filosófica e ambiental, de que o LAB C é uma das atividades mais apreciadas e  e que  mais artistas aglutina, mais vontades, e  gostos para a acção intencionada.
Anteriormente elaborou e desenvolveu a plataforma Arte  Reforçada- Arte na Vida , Vida na Arte(2009-2010), a Arte do Mundo 2008-2009, o Coração do Ator(2006-2008), Eclipse Companhia de Arte(2003-        ).
Destaca na sua experiência as vivencial com o The Work Center of Jerzy Grotowski e Thomas Richards, com os Living Theatre, ao nível nacional com o Ato , Instituto de Arte Dramática, Companhias Paulo Ribeiro, Francisco Camacho, Amélia Bentes e Conceição Nunes, entre outras, tendo-se apresentado para além de Portugal em países com Espanha, Alemanha, Holanda,Áustria, Brasil e Cabo Verde.
Ao nível espiritual vem estudando o Caminho do Coração com Sri Chinmoy e acompanhando meditação /Oração de Lyz Fátima como o emergir de um novo centro energético/espiritual telúrico na região onde vamos efetuar o LAB C.
Ao nivel da relação com a natureza destaca as vivências na Quinta do Sol, com Joanne Gribler Editora, a propósito da pesquisa de "Os Cedros Ressoantes da Rússia", de Vladimir Megre, e as residências na eco-comunidade Landeira.
Ao nível da permacultura destaca a participação no 7ª encontro da liberdade na Herdade do Freixo de Meio recente com a peça "A Avatar Siberiana".