quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dança no B.Leza - Lisboa



Kizomba. Entre Angola e Cabo Verde, parte II
27 de Maio
21h30
workshop de dança - debate - prática assistida - espaço para dançar

Prof. convidado: Zé Barbosa (Cabo Verde)

Depois do interessante e controverso debate sobre a Kizomba em Angola, com muitas reminiscências à evolução do ritmo nas ilhas caboverdianas, chegou a vez de conhecer o percurso que esta música e dança tiveram em Cabo Verde.
Partindo da pergunta sobre o nome deste género musical, cantado em crioulo mas também em francês por músicos cabo-verdianos a viver fora do arquipélago (deve ser designado como kizomba? ou: cabo-zouk? cabo-love? colá-zouk? passada?), tentaremos reconstruir o percurso que este ritmo teve, por um lado em Cabo Verde e por outro lado na sua diáspora - tão importante para desenhar o quadro mais completo da actual música caboverdiana.
Será que realmente a Kizomba angolana influenciou a criação deste género em Cabo Verde? Ou foi a influência directa do zouk das Antilhas para a música caboverdiana que originou o novo estilo? Como diz o Carlos Filipe Gonçalves: "...na música de dança para a juventude, persiste o casamento da Coladeira com o Zouk, um casamento assumido que recebe os nomes como Cola-Dance, Cola-Zouk ou Zouk Love "(1).
E a dança? Qual é a origem dos passos e passadas que acompanham esta música quente e tão sensual? Será que foi importada da terra do semba? Ou foi uma transformação natural dos passos que acompanhavam outros géneros musicais em Cabo Verde?...
O Professor convidado, Zé Barbosa, é um dos pioneiros no ensino de danças africanas em Portugal. Chegou a Lisboa há mais de 10 anos e desde então trabalhou sempre como bailarino e professor. Um artista muito completo, que também dedica-se à pintura e ao teatro.
A seguir ao pequeno debate,  haverá um workshop de dança em que terão a oportunidade de conhecer e experimentar os passos e maneiras de dançar este ritmo. E posteriormente uma prática “assistida” onde o professor estará disponível para esclarecer as dúvidas dos participantes, tanto práticas como teóricas.
Depois a noite continuará com os sons das melhores músicas africanas, com predominância de cabo-love/cabo-zouk/kizomba/passada, escolhidas pelo Calú.

Preço: 5€

** danças no b.leza **
uma noite em que a dança se entrelaça com a palavra, os passos com as histórias, as figuras com as estorias.
a dança é a rainha e tudo gira a volta dela. a palavra é importante mas aqui só ligada à dança.

cada dança tem passos, tem ritmo, tem estilo mas também tem uma historia e várias estorias.
aqui, no b.leza a beira tejo, vamos explorar tanto os passos como as historias.
vamos aprender a dançar e conhecer as culturas que deram origem a cada dança.

podes participar em todas as edições ou escolher só algumas. mas de certeza que a escolha vai ser difícil.

vai ser uma longa viagem porque para conhecer algo profundamente, temos de o sentir. e para sentir algo verdadeiramente temos que nos familiarizar com o que nos é desconhecido.

vem redescobrir ou descobrir as danças.

2º e 4º domingo de cada mês
a partir das 21h30

b.leza
r. cintura do porto de lisboa,
armazém b (cais do sodré)
+ info: 963612816 ou info@dancas.pt