quarta-feira, 30 de maio de 2012

Workshops de Artes Plásticas e Performativas na Casa Tait

(junto ao Palácio de Cristal) PORTO

Informações e inscrições através de avarateatro@gmail.com ou 91 270 67 24

WORKSHOP DE CONTADORES DE HISTÓRIAS
com Ilva Otero
dias 2 e 3 de Junho das 10h às 14h e das 15h às 19h
Preço 50 eur
  Neste workshop os formandos poderão desenvolver a sua criatividade, aprendendo a captar a atenção de outros por contarem algo de novo e fantástico e aprenderem a ter outro olhar e outra voz, transformando-se em contadores.
"O contador é o que vem de fora, aquele que reúne na praça da aldeia, aqueles que nunca de lá saem, e lhes dá a ver outros montes, outras luas, outros terrores, outros rostos. É um mercador de metamorfoses. É aquele que capta a tenção porque traz outra coisa, outra voz, outro olhar.” JorgeBucay
ILVA OTERO
Licenciada em Intervenção Educativa, frequentou vários cursos: “Le jeu Masqué” - le grand voyage du masque neutre au clown animé par Lory Leshin à l’ Ecole Le Samovar; Comédia Dell’Arte e Máscara com Fabio Gorgolini (ESMAE); Atelier de Teatro “Esta noite não estou para ninguém” com Victor Hugo Pontes(NEC); curso livre de Teatro na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo.Tem trabalhado como contadora de histórias, atriz, clown, Monitora de workshops de contadores de histórias, expressão dramática, pinturas faciais, artes decorativas, artes plásticas.
Destinatários: Professores, educadores, pais, mães, curiosos.
Inscrições até dia 31 de Maio

WORKSHOP DE BUTOH - INTIMIDADE E SILÊNCIO
Com Sven Wu Wei
dias 9 e 10 de Junho das 10h às 14h e das 15h às 19h
Preço: 50 eur
Através da Intimidade desmascaramo-nos infinitamente e damos incondicionalmente ao Universo. Com o Silêncio a energia flui de dentro para fora, transportada pelo corpo onde ele fala e cala, pela integridade de cada gesto. Através de várias técnicas de comunicação com o nosso corpo, aprendemos, não como mover, mas a ser movidos. O corpo é um receptáculo do tempo e espaço ilimitado, nas suas multi-dimensões. Através de uma exploração até às memórias colectivas do nosso passado, podemos encontrar uma fonte de recursos abundantes, enriquecendo a essência da nossa vida através da expansão da nossa consciência. Isso ajuda a activar essas memórias recalcadas, direcionando essa energia para o nosso verdadeiro Ser. Ressonância corporal é a chave para abrir o mundo em constante mudança, dentro e fora de nós.
SVEN WU WEI
Performer e terapeuta, através das suas performances tem desenvolvido um caminho poético no sentido de auto-conhecimento, auto- revolução e consciência da cosmo-ética. No seu trabalho "Rebirth" pôs em prática várias técnicas terapêuticas do Séc. XX; em "From Winter to Winter" desenvolveu o imaginário emocional e o authentic movement; em"Rhyzome" foi às suas raízes através de um processo xamânico ligado à metáfora da árvore e ao pai-sol. Estas e outras performances, sempre conectadas a ideias conceptuais e à improvisação, foram sempre uma escolha de prioridades artísticas, mediante o que o Universo lhe envia.
www.sven-wu-wei.com
Destinatários: Bailarinos, actores, performers e qualquer outra pessoa que procura o movimento para além das formas, numa relação subtil entre corpo/mente/alma. Sem nível requerido. (maiores de 16 anos)
Inscrições até dia 7 de Junho.

WORKSHOP DE TEATRO PARA EMPRESAS
com Margarida Bento
dias 16 e 17 de Junho das 10h às 14h e das 15h às 19h
Preço: 50 eur
Este workshop pretende iniciar e sensibilizar o aluno para os instrumentos de trabalho do actor:
o Corpo, a Voz, a Imaginação.
Pretende-se que os alunos adquiram um maior conhecimento de si próprios (nível físico, nível sensorial e emocional) bem como uma consciencialização do funcionamento do corpo, do aparelho vocal e das potencialidades destes dois importantes instrumentos de trabalho.
É sobretudo um workshop que visa contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e profissional de cada participante.
Margarida Bento
Licenciada em Formação de Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema, iniciou a sua carreira artística em 2002 com o curso profissional de Formação de Actores da ACT – Escola de Actores para Cinema e Televisão, em Lisboa. Tem participado em vários Workshops de Teatro do quais se destacam: O Trabalho do Actor com o encenador João Mota, Zonas # 3 com o Teatro do Vestido e O Avarento de Molière com Teatro Praga.
Como actriz trabalhou com Rogério de Carvalho, João Brites, Francisco Alves, Francisco Campos, João Abel, Margarida Barata, António Pires e em vários projectos independentes. Paralelamente tem participado em séries, telenovelas e locuções. Fundou a Vara Teatro em 2005. Em 2012 encenou "Fim ou Projecto Frágil em Estrutura Suspensa" que esteve em cena no Teatro da Trindade (Lisboa) e na Fábrica da Rua da Alegria (Porto). Tem leccionado ateliers de expressão dramática para crianças e adultos.
Destinatários: todos aqueles que pretendem conhecer-se melhor: A si, ao seu corpo, à sua voz.
Inscrições até dia 14 de Junho.

Próximos Workshops:
30 de Junho e 1 de Julho - Voz - Carla Gomes
7 e 8 de Julho - Teatro para jovens - Margarida Barata
16 a 27 de Julho - Atelier de Verão - Carla Gomes, Margarida Barata e Margarida Bento