terça-feira, 13 de novembro de 2012

Workshop de Teatro - Lisboa

José Fernando Azevedo
Workshop de Teatro

Cidade-Imagem, imagens da cidade:"Cenas de rua" e a elaboração poética dos materiais
quarta 21 a sexta 23 novembro 10h00 às 13h30
 

Entrada livre, máximo 15 participantes
 

Inscrição obrigatória até 16 novembro, envio de nota biográfica e carta de motivação, sujeita a seleção: teatromariamatos@egeac.pt
 

Dirigidoa estudantes e profissionais de teatro

Ao explorar procedimentos desenvolvidos no trabalho de criação do Teatro de Narradores, em São Paulo , o workshop teórico-prático estrutura-se a partir de uma aproximação ao trabalho de campo e a elaboração poética dos materiais. Com isso, pretende-se abarcar aspetos da dramaturgia, da atuação e da encenação, sob uma perspetiva dialética, e interrogar sobre o que se possa entender por um “teatro político” hoje. Durante os encontros, ações, intervenções e construção de cenas comporão momentos da investigação proposta, segundo temas definidos pelo grupo envolvido.

José Fernando Azevedo (São Paulo) é diretor e dramaturgo do Teatro de Narradores de São Paulo; professor de Teoria do Teatro e História do Teatro Brasileiro na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo; doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da USP. Foi cocurador do Próximo Ato ― Encontro Internacional de Teatro (2006-2009) e do programa Rumos Teatro (2011), ambos organizados pelo Itaú Cultural. Em 2011, foi cocurador do Festival Internacional de Teatro de Rio Preto. É cocoordenador do volume Próximo-Ato: Teatro de Grupo e editor da revista Camarim da Cooperativa Paulista de Teatro.

palestra
Forma e Experiência em algumas cenas do “teatro de grupo”no Brasil
mmcafé

Entrada livre
sexta 23 novembro 18h30

No Brasil, a experiência do “teatro de grupo” define desde o final dos anos 90 um processo de politização da cena. É certo, moderno desde a sua origem, o teatro brasileiro é já um depoimento, da periferia do capitalismo, sobre os processos contemporâneos de espoliação e desagregação da vida. Essa intervenção pretende-se num só tempo uma apresentação e um depoimento sobre o modo como essa experiência teatral tem desenhado a fisionomia de uma sociedade que, além do otimismo atual, revela impasses não apenas locais, mas um outro lado de um processo que é mundial.

A participação é gratuita e as inscrições estão abertas até sexta 16 novembro através do e-mail: teatromariamatos@egeac.pt

Teatro Maria Matos
R. Bulhão Pato, 1 B
1700-081 Lisboa
t. 21 843 88 00
f. 21 843 88 09
tm. 91 857 32 44
www.teatromariamatos.pt