sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Coffeepaste recomenda (XXVII)

Exposição: Julião Sarmento: Noites Brancas
24 Nov 2012 - 03 Mar 2013 - Museu de Serralves
O Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta a mais completa exposição retrospectiva de Julião Sarmento (Lisboa, 1948) até agora realizada. Nas últimas quatro décadas, a obra de Julião Sarmento tem conseguido uma ampla circulação internacional, fazendo do seu autor um dos mais reconhecidos artistas contemporâneos portugueses. Na última década, entre as numerosas exposições individuais realizadas por Julião Sarmento, destacam-se aquelas que foram realizadas na Tate Modern, Londres, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo (Brasil), na Fundación Marcelino Botín, Santander, Espanha, no Van Abbbemuseum, Eindhoven (Holanda), e no MNCARS, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid, Espanha.
A obra de Sarmento explora temas como o erotismo e a sexualidade, questionando conceitos como o desejo, a ausência, o tempo e a linguagem, através de diferentes técnicas como a pintura, o desenho, a escultura, a instalação, o cinema, a fotografia e a performance. Na inauguração, o artista apresentará um conjunto de performances especificamente concebidas para esta ocasião, as quais serão interpretadas na Casa de Serralves por conhecidas figuras da moda, da dança e de outras artes performativas.
Inauguração: 23 novembro, com entrada livre.
Na noite da inauguração, com início às 23h00, o artista apresentará na Casa de Serralves um conjunto de performances especificamente concebidas para a ocasião e que fazem parte integrante da exposição.


Musical: As Aventuras do Kiko

O Parque Mayer recebe um musical, algo que não acontece todos os dias. “As Aventuras do Kiko” conta as peripécias de uma criança ao longo de um dia de escola. Os ingredientes de sucesso estão lá: colegas irreverentes, uma professora excêntrica, e muita música e dança,  num espetáculo “onde a importância da família, escola e amigos é o lema de um dia cheio de aventuras...".
Com Sofia Arruda, Maria Sampaio, Tiago Careto
Teatro Maria Vitória (Parque Mayer.)
Até fevereiro de 2013. Público geral aos sábados, domingos e feriados às 11h00 e para escolas (mediante marcação), de terça a sexta às 11h00 e às 14h30.

Por Pedro Mendes