quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Comédia e Improv 2013

A Formação Teatral tem o prazer de vos apresentar Comédia e Improv 2013!

De Janeiro a Julho 2013  | 2ª, 4ª e 6ª | 20.30h às 23.30h

O Teatro, o Audiovisual, a Performance, a Autoria, o Circo. São todos “ambientes” diferentes para a comédia e para os seus profissionais sem necessariamente terem a chancela de actor na sua acepção mais clássica. Costuma-se muitas vezes dizer que há excelentes actores que não funcionam tão bem num registo de comédia e que há igualmente humoristas e comediantes geniais que dariam actores medianos. Esta leitura leva-nos a pensar neste curso, para servir ambos: actores e comediantes, que queiram dominar ou aprofundar o estudo da comédia como um todo.

História da Comédia I – Maria João da Rocha Afonso
História da Comédia II - Luís Miguel Viterbo
Comédia de Improviso I  – Mário Bomba e João Dias
Comédia de Improviso II  – Mário Bomba e João Dias

Comédia Fisica - Slapstick Comedy – Telmo Ramalho
Clown e Perfornance de Rua – José Carlos Garcia
Sketch Comedy - Comédia de Quadros – Vitor Emanuel
Comédia de Costumes – Guilherme Filipe
Imitação e Personificação – António Machado
Stand-Up Comedy – Carlos Moura
Escrita de Comédia I – Professor Convidado
Escrita de Comédia II – Luís Miguel Viterbo
Técnica de Apresentação – Professor Convidado
Sonoplastia para Comédia – Sérgio Mourato

Perceber os seus tempos, as suas formas ao longo da história e dos suportes que a embalam. Pensámos assim num curso, construído pelos melhores profissionais de cada área, que numa lógica prática de partilha de experiência vão resolvendo os problemas gerais do grupo e individuais do actor/humorista/comediante, acompanhando-o passo a passo, experimentando enquanto aprende, usando como mais-valia a matéria-prima principal de cada profissional de comédia: A si próprio, a sua intuição, originalidade e imaginação.
Os alunos passam assim pelos vários estilos de Comédia que marcaram e ajudaram a construir o que hoje reconhecemos como correntes fundamentais da área. Partindo de uma base inicial de Improv Comedy, aos alunos propomos comparar a teoria documentada, desde a História da Comédia, à Escrita para Humor, com a prática de Clown e Performance de Rua, a Comédia física e Slap-stick ou Stand-Up Comedy, usando sempre a oferta de cada um, formador e aluno, como ponto de partida para a descoberta e fundamentação do trabalho daqueles que desejam desde sempre rir e fazer um público rir!


Os melhores alunos poderão estagiar em companhia de improv com direção artística de Mário Bomba.

Inscrição: 100€ | Mensalidade: 160€ | Inscrições: Preencher a ficha de pré-inscrição em www.formacaoteatral.blogspot.com

Inscrições Limitadas até 4 de Janeiro!