com Lígia Roque
Local: Chapitô
Horário: segunda e quarta das 19h às 20.30h
Duração: Novembro a Julho de 2013
Mensalidade: 60 euros
Inscrições: Chapitô; Costa do Castelo nº 1, 1149-079 LISBOA
218855550 ; cursosdefimdetarde@chapito.org
DESCRIÇÃO
Este laboratório destina-se preferencialmente a atores, estudantes de teatro e pessoas com interesse específico na área. Os intervenientes, para além do aprofundamento da sua formação, têm também a oportunidade de tornar público o seu trabalho, pois estão previstas apresentações curtas mensais e um espetáculo final, produzido e apresentado no espaço do Chapitô.
O laboratório será um espaço de partilha e reflexão sobre o trabalho de ator e a construção de um espetáculo e terá por base uma peça de teatro a definir de acordo com o grupo. Apesar da atenção dada à análise do texto e à construção das personagens a partir das falas, o foco do laboratório será a capacidade do ator de elaborar para além disso. O ator tem de agir a partir da sua capacidade de escutar e imaginar e o seu corpo deve saber manter-se independente do discurso. As palavras que diz devem trazer consigo não só sentidos mas também imagens e sons. Construir pela imaginação esse puzzle mutante sem nunca perder a capacidade de se surpreender, esse é o desafio lançado a cada participante.
LÍGIA ROQUE
Inicia-se como atriz no teatro universitário e estagia no Conservatório Superior de Arte Dramática de Paris. Profissionaliza-se em 1992 e quatro anos mais tarde muda-se para o Porto a convite de Ricardo Pais para trabalhar no Teatro Nacional São João, onde até hoje participou em mais de trinta espetáculos. Paralelamente fez cinema: A Corte do Norte de João Botelho; televisão: Noite Sangrenta, dirigida por Tiago Guedes e Frederico Serra; Liberdade 21; Anjo Meu; Maternidade; Depois do Adeus, entre outras e na área da música, cantou em musicais e concertos. Em Lisboa, mais recentemente, apresentou-se no TNDMII com Tambores da Noite de Brecht, encenado por Nuno Carinhas e A Gaivota de Tchekhov encenado por Nuno Cardoso e no Teatro Maria Matos com Transações de David Williamson, encenado por João Reis. Professora de Interpretação e Dramaturgia desde 1999, (atualmente leciona Interpretação III na Escola Superior Artística do Porto) tem também encenado com regularidade. Uma das suas últimas encenações O Sósia de Durrenmatt esteve em cena no Teatro da Trindade.