sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Coffeepaste recomenda (XXXI)

Espectáculo: Estado de Excepção, de Rui Horta
Teatro S. Luiz, Lisboa, 10 a 13 Janeiro 2013
O mundo deu uma volta sobre si próprio e nada será como dantes. Girou depressa demais e agora estamos a tentar processar o passado para podermos repensar o futuro. Andamos sobre vidros?  Nunca deixámos de andar sobre vidros, só que agora estamos descalços.  A crise sempre foi um ruído de fundo por trás das nossas vidas, sempre houve momentos de recolher obrigatório.
A violência da perda é o que nos faz avançar. Estado de Excepção é o fracasso olhado como sucesso, é a poética do fracasso que sublima a crise e se entrega à rebelião e à luta.  É o naufrágio com a terra à vista, já com destino anunciado.   O erro é profundamente teatral, é coreográfico.  Comecemos o espectáculo com um grito. Terminá-lo-emos quando o conseguirmos transformar em canção.

Direção Artística, Espaço Cénico e Desenho de Luz: Rui Horta

Interpretação: Anton Skrzypiciel, Miguel Borges, Pedro Gil e Teresa Alves da Silva
Música Original e Interpretação ao Vivo: David Santos (Noiserv)
Vídeo: Francisco Venâncio


Concerto: Algodão
Carlos Nobre, mais conhecido por Pacman nos extintos Da Weasel, está de volta com um novo disco e aos concertos com o seu projecto a solo Algodão - onde Carlos Nobre explora uma sonoridade mais intimista em registo spoken word.
Algodão sobe ao palco do MusicBox, em Lisboa, no dia 5 de Janeiro, sábado. O concerto servirá de apresentação ao segundo disco do projecto, "A Gramática da Paixão Dramática", editado em Outubro do ano passado.  

Por Dinis Correia