sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Formação: Estágios profissionais para actores

Philippe Fialho (bailarino, coreógrafo), Mickaël Gaspar (actor) e Renato Ribeiro (actor, encenador e director artístico), três artistas luso-franceses vindos de Paris, orientam estágios profissionais e ateliers de teatro, num retorno da formação de actor ao Institut français du Portugal (IFP).

Em torno de um autor trabalhar-se-á a Expressão Corporal, a Improvisação, a Interpretação, a Dramaturgia, o Texto em francês e português, o Jogo de actor e a Criação colectiva.

Cada estágio inclui uma masterclass por um convidado de prestígio vindo de França e a apresentação pública do trabalho final, seguida de uma conversa com convidado e formadores.

Para além da formação, é também objectivo destes estágios a criação de uma rede de casting de actores falantes de francês.

De 14 a 18 de Janeiro: Bernard-Marie Koltès

De 25 a 29 de Março: Copi

De 3 a 7 de Junho: Jean-Michel Ribes

Aberto a profissionais ou semi-profissionais a partir dos 18 anos com conhecimentos de francês.

Duração do estágio: 5 dias das 10h00-19h00

Presença obrigatória na integralidade do estágio.

Preço de cada estàgio: 290€

Inscrições e informações: ifteatro@gmail.com.  Tel: 919208908

Proximo estàgio: De 14 a 18 de Janeiro: Bernard-Marie Koltès

Vamos ter um máximo de 15 pessoas.

Em torno de BERNARD-MARIE KOLTÈS trabalhar-se-á a Expressão Corporal, a Improvisação, a Interpretação, a Dramaturgia, o Texto em francês e português, o Jogo de actor e a Criação colectiva.

Este estágio inclui uma masterclass por FRANCOIS KOLTÈS vindo de França e a apresentação pública o 18 de Janeiro, do trabalho final, seguida de uma conversa com o convidado e os formadores.

Objetivo: transmitir ferramentas e pesquisas para otimizar o jogo, proposta de autonomia, e compreender os desafios de texto para encarnar o melhor o caráter do papel.

Programa: Todas as manhã, aquecimento do corpo, trabalhando gesto, improvisação física... Depois, treinamento do actor em francês e português, improvisação teatral, e training sobre fragmentos de textos de KOLTÈS para trabalhar variações sobre intenções e emoções.

A quinta a tarde, è para a Master Class e a sexta è para os ensaios do trabalho sobre os fragmentos para apresentação pública do trabalho final, a noite as 21H

Para a sua inscrição, envie-nos o seu curriculo com foto. Nós vamos nos encontrar com os alunos, para uma conversa e conhecer o nível em francês de cada um.

IFTEATRO
Em 2013 a formação artística está de volta ao IFP !
Inscrição prévia em: ifteatro@gmail.com
Mais informações: www.ifp-lisboa.com e ifteatro@gmail.com. Tel: 919208908