terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Workshop: Introdução ao Teatro Participativo - Lisboa

26 Jan. (Sáb.)  | 10h às 17h | 20€
com Marco Ferreira

O que é o Teatro Participativo?

É uma ferramenta de transformação e intervenção social a partir de um conjunto de técnicas e metodologias de Drama e Teatro Participativas. No TP não há actores nem espectadores, o espectador deixa de ser um ser passivo para se tornar num actor, actuando, tomando decisões e influenciando as situações propostas para uma possível resolução pacífica. O TP tem como objectivo estimular a reflexão, consciencializando e encontrando novas leituras e soluções pacíficas para diversas problemáticas. E claro, é divertido!

Neste workshop de introdução vão ser apresentadas técnicas, modelos e convenções de Teatro e Drama Participativo em formato “aperitivo”, possibilitando aos participantes interagir e contactar com as potencialidades transformadoras desta metodologia. Desde o Teatro do Oprimido ao Process Drama passando pelo Playback Theatre ou pelo Role Playing tudo é possível de ser explorado ou desenvolvido em novas combinações e adaptações interactivas, abrindo novos caminhos para o uso do teatro como uma alternativa social participativa.

Marco Ferreira, 1975. Curso de Formação de Actores da Escola de Formação Teatral do Centro Cultural de Évora (1996-98). Em 1998 é selecionado para a International School of Theatre Anthropology dirigida por Eugénio Barba e Odin Theatre. Como actor destaca o seu percurso pelo Teatro das Beiras entre 1995 e 2000. Em 2001 integra o colectivo Baal17 em Serpa onde é actor, encenador e programador do Festival Noites na Nora. Formador em Drama e Teatro Participativo, é também responsável pelo programa de Teatro Educação e Comunidade que desenvolve na Companhia de Teatro – Baal17. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na Universidade de Seinajoki na Finlândia em Participatory Drama in Education. Tem desenvolvido um percurso internacional bastante nutrido na utilização do teatro como ferramenta de intervenção e transformação social. Colabora regularmente com o Encontro Internacional de Teatro Comunitário de Madrid, MTÜ FOORUMTEATER em Tallinn na Estónia e La Nave Va Teater de Girona, Barcelona.


SOU - Rua Maria nº 73 (à Forno do Tijolo), 1170-210,  Anjos - Lisboa | 21 154 77 90 | 93 480 88 69 | info@sou.pt
www.sou.pt