sexta-feira, 1 de março de 2013

Coffeepaste recomenda (XXXVII)

Concerto: The Dodos
The Dodos voltam para um concerto em Lisboa no dia 6 de Março (quarta-feira), precisamente na sala que os recebeu na estreia na cidade: o MusicBox.
O duo, que apenas se faz de voz, bateria e guitarra acústica, explora uma sonoridade folk pouco dada a contemplações e mais a ritmo e percussão fortes. Sem disco novo, trazem "No Color" na bagagem, o álbum lançado em 2011.

Por Dinis Correia

Festival: Monstra

Maio do Ano 2000. Nasce o Festival de Animação de Lisboa. Como era uma ideia abrangente, transversal e “muito grande” só podia ter um nome: MONSTRA.
Treze anos depois a MONSTRA cresceu. Dos dois mil espectadores iniciais tem hoje cerca de 40 mil em todas as suas actividades. Apresenta-se em 16 salas diferentes ao longo da cidade numa media de 35 sessões diárias de cinema durante 10 dias.
Mantém os objectivos iniciais: Divulgar o melhor do cinema de animação mundial enquanto Arte independente, mas também, enquanto Arte que pressupõe o dialogo e a transversalidade criativa e transformadora de pressupostos e estigmas artísticos.
Desde sempre mantemos um especial destaque à programação para o publico do futuro, as crianças e os jovens, através da MONSTRINHA.
O Cinema de animação Português merece desde a primeira uma presença constante e destacada na programação MONSTRA. Criamos-lhe mesmo, prémios específicos de estimulo à co-produção entre o festival, instituições e autores.
A programação e áreas de intervenção do Festival tem evoluído muito ao longo destes treze anos. Mantemos, no entanto, os grandes alicerces baseados na diversidade, na identidade, na diferença, na qualidade, na ARTE.
MONSTRA, a Animação à Solta...
Festival de Animação de Lisboa
7 a 17 de Março de 2013
http://www.monstrafestival.com

 

Espectáculo: “:Os Maias”
O texto comportará passagens do romance, bem como interpolações que decorrem do ambiente de sala-de-aula. O cenário replica uma normal sala-de-aula, num dispositivo cénico, o mais realista possível, criando uma confusão entre situação teatral e situação real. Assim, numa sala de aula três professores e dois actores ensaiam uma aula sobre Os Maias. Teatro e escola, arte e ensino, literatura e power point, Eça de Queirós e o século XXI cruzam-se onde o pensamento ainda é importante: no palco e na sala de aula.
Auditório Municipal de Gaia
Até 14 de Março:
segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, às 10H30M e às 15H00M, sábados, às 21H30M;
Entre 15 e 27 de Março:
Quarta-feira a sábado, às 21H30M e, aos domingos, às 16H00M.

 

Conferência: Fashion Today
Fashion Today / Fast Talks About Fashion no MUDE
6.ª FEIRA, 8 DE MARÇO, 17H00
Conversas rápidas sobre Moda pelos maiores especialistas nacionais é uma nova proposta da ModaLisboa para levar a discussão interdisciplinar sobre esta indústria até a um público que não deixará de se sentir desafiado e inspirado pelos múltiplos conceitos, definições e projeções históricas e culturais em confronto.
No âmbito da 40.ª edição da ModaLisboa, o projeto Fashion Today / Fast Talks About Fashion pretende congregar num único espaço, o Museu do Design e da Moda (MUDE) e numa única sessão um programa de curtas conferências sobre o modo de expressão da moda na sociedade contemporânea e como esta influencia e é influenciada pelos mundos das artes, dos negócios, da invenção, do consumismo e dos movimentos sociais e políticos da nossa época.
CONFERENCISTAS: Maria Gambina, Joana Jorge, Ana Couto, Sara Lamúrias, Luís Parada, Fernando Oliveira, Miguel Rios, Lourenço Lucena
A sessão é grátis e aberta ao público.
MODALISBOA TRUST
8.9.10. MARÇO 2013
PÁTIO DA GALÉ
OUTONO / INVERNO 2013/14
Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.