segunda-feira, 11 de março de 2013

Workshop Hand to Hand (percussão mandingue África Ocidental)



dias 6, 13, 20 e 27 Março às 21h30.
Preços - 5€/dia ou 20€/4 dias com pré-inscrição.

Tendo como base a percussão Mandingue (aqui representada pelos instrumentos tradicionais, o Djembé e os Dununs), este workshop tem em vista a contextualização da Cultura Mandingue/Griot através da aprendizagem dos ritmos e os seus contextos tradicionais.

Este workshop assenta nos principais objectivos:

- Contextualização e sensibilização da Cultura Mandingue;

- Aprendizagem da técnica e linguagem rítmica;

- Desenvolvimento Criativo e de Improvisação;

- Trabalho de Grupo.

*Os participantes no workshop terão também a oportunidade de participar no espectáculo da banda SLAP - Hand To Hand, com uma pequena apresentação do trabalho realizado durante a formação, estimulando a sua aprendizagem e motivação pessoal. O preço da inscrição inclui o bilhete do espectáculo.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



SLAP - Hand To Hand, uma banda que tem como base a percussão da África Ocidental.

É objectivo desta banda misturar a cultura Mandingue com a urbana, sem deturpar a origem. A música Mandigue/Griot representada pelos Djembes, Dununs e Balafon funde-se com a cultura contemporânea através de Vjing e Sampling usando o Resolume e instrumentos como o Akai MPD Sampler.


Bio: 

Desde o seu início, em Fevereiro de 2011, que este projecto tem vindo a desenvolver diversas actividades como concertos, workshops de percussão mandingue, performances e jam’s. Passaram por palcos como o Festival Etnias/Ollin Kan, Centro Cultural Malaposta, LX Factory, Musicbox Lisboa, Clube Ferroviário, Offbeatz, Bacalhoeiro COOLectivo COOLtural, Cineclube de Telheiras, Cine Incrível, etc.

A par dos espetáculos homónimos, tiveram ainda a oportunidade de participar nos Encontros de Sentidos Ilimitados resultantes do trabalho colaborativo realizado nas residências criativas e de formação Compota – Improvisação Multidisciplinar, orientada pela coreógrafa e ex-bailarina do Ballet Gulbenkian, Paula Pinto, que culminou numa performance multidisciplinar interactiva.

Sob direção e encenação de David Pereira Bastos estiveram a cargo da musica ao vivo na peça “Sangue” a partir de Titus Andronicus de Shakespeare, exibida no Teatro Maria Matos, em Lisboa.

Participaram no evento Optimus - Flash Mob do Miguel na Praça Luís de Camões, uma campanha publicitaria que juntou 280 músicos a tocar uma versão do "All Together Now" dos The Beatles.

Em 2011, foram responsáveis pela organização do Workshop de estreia em Portugal de Fodé Bangoura, mestre djembefola e uma das principais figuras da percussão mandingue e em Outubro de 2012, fizeram um concerto com a sua participação no Ciné Incrível.




Poderão encontrar mais informação em: