quarta-feira, 2 de abril de 2008

Audição para a peça Kiss, 2002, de Tino Sehgal


22 de Abril
13h00
ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo
R. da Alegria, nº 503
Porto

23 de Abril
10h00
Salón de Actos do MARCO, Museo de Arte Contemporánea de Vigo
Rúa Príncipe, 54
Vigo

Público-alvo Bailarinos de dança contemporânea
Data limite de inscrições 16 de Abril 08
N.º limite de inscrições 25 pares por audição

Inscrições Não se aceitarão inscrições individuais, tendo que ser feitas aos pares.

Organização MARCO, Museo de Arte Contemporánea de Vigo e Núcleo de Experimentação Coreográfica
Colaboração Centro Coreográfico Galego (CCG)

Nota Solicita-se o envio da ficha de inscrição, em anexo, juntamente com o CV, através do email
nec@nec.co.pt ou para a seguinte morada:
Núcleo de Experimentação Coreográfica
R. Miguel Bombarda, 124 r/ch Sala A
4050 - 377 Porto

AUDIÇÃO
Nos dias 22 e 23 de Abril de 2008, terá lugar na ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo e no MARCO, Museo de Arte Contemporánea de Vigo uma audição aberta a bailarinos de dança contemporânea, interessados em interpretar a peça Kiss, 2002, de Tino Sehgal, durante a exposição O MEDIO É O MUSEO, no MARCO, Museu de Arte Contemporânea de Vigo, entre 20 de Junho e 28 de Setembro de 2008. Kiss tem que estar activa durante o horário de visitas, isto é, de terças a sábados, das 11h às 21h e aos domingos, das 11h às 15h. O artista seleccionará no mínimo, 4 pares de bailarinos (cada par formado por um homem e uma mulher) que possam fazer jornadas de duas horas e meia por dia (de terças a sábados). Aos domingos actuarão dois pares, durante duas horas, alternando-se os pares, de forma a que cada um só actue um domingo, de quinze em quinze dias. A organização tentará que os turnos sejam o mais confortáveis possíveis para os pares, sendo possível negociar o tempo de actuação. Os selecionados serão devidamente remunerados, com um cachet no valor de 10 euros / hora e terão alojamento garantido em Vigo, durante o período de trabalho.

DESTINATÁRIOS
Pares de bailarinos de dança contemporânea que possam executar uma coreografia consistente interpretando quatro "beijos" célebres da história da arte. Cabe sublinhar que os quatro “beijos” que se sucedem ao longo da peça são “reais”. O artista Tino Sehgal, depois de realizada a audição, será o responsável pela direcção dos bailarinos seleccionados.

Exposição O MEDIO É O MUSEO
O MARCO, Museo de Arte Contemporánea de Vigo, está a preparar a exposição O MEDIO É O MUSEO, um projecto expositivo comissariado por Pedro de Llano e Pablo Fanego, composto por diferentes tipos de trabalhos que abordam as novas relações dos artistas com o museu e as instituições como referência principal das obras de arte. A exposição terá lugar no piso da entrada do MARCO, Museo de Arte Contemporánea de Vigo, entre 20 de Junho e 28 de Setembro de 2008.

A PEÇA KISS, 2002, DE TINO SEHGAL
Entre as peças seleccionadas pelos comissários da exposição O MEDIO É O MUSEO está Kiss, 2002, do artista Tino Sehgal. Kiss é uma obra escultural e contemplativa executada por dois bailarinos que se movem lentamente seguindo uma coreografia específica que o artista desenhou a partir de quatro "beijos" célebres da história da arte: o de Klimt, o de Rodin, o de Brancusi e o de Jeff Koons. Desta forma, Sehgal construiu uma peça de cinco minutos de duração, na qual os bailarinos representam os diferentes beijos através de uma série de movimentos coreografados.
Ternminada a peça, os bailarinos recomeçam desde o início e repetem a coreografia em loop durante duas horas e meia, momento no qual são substituídos por um novo par.
Real e artificial, Kiss evoca um estado de absorção que imediatamente capta a atenção dos espectadores e que os confronta com uma subtil reflexão sobre a sua própria experiência da intimidade. Trata-se duma obra paradoxal que, como todas as deste artista, é sempre a mesma e sempre distinta, estática e dinâmica...
Kiss foi mostrada nos seguintes museus e bienais:
Museu de Arte Moderna de Nantes (2002), Bienal de Berlim (2005), Kunsthaus Bregenz (2005) e Museu de Arte Contemporânea de Chicago (2007).

SOBRE TINO SEHGAL
Tino Sehgal (Londres, 1976. Vive em Berlim.) é um artista que cria situações temporais que questionam a natureza das obras de arte e do espaço expositivo. Em lugar de produzir objectos materiais, Sehgal "coreografa" peças performativas que se situam a meio caminho entre a tradição escultórica, o teatro e a dança, que se activam cada vez que um espectador entra na sala onde são apresentadas. Com formação em dança — colaborou com Jérôme Bel e Xavier Le Roy, antes de começar a sua carreira como artista — e licenciatura em economia, as obras de Sehgal reflectem sobre a relevância política e cultural dos modos de produção artística, envolvendo de forma activa o espectador.

O NEC é uma estrutura financiada pelo MC / Direcção-Geral das Artes

+ info:
Núcleo de Experimentação Coreográfica
Rua Miguel Bombarda, 124, r/c sala A, 4050-377 Porto
Tel:: 22 518 85 22 / Fax:: 22 510 85 31
Telm:: 96 142 46 68
nec@nec.co.pt
www.nec.co.pt