quarta-feira, 16 de abril de 2008

Formação: Movimento Animal em Lisboa

“enquanto teu corpo dança a tua alma viaja livre das limitações do tempo e do espaço.”

Frontera Arte é um programa de formação artística integral e inovador que fazaligação entre o corpo, o movimento, a arte e a ciência. A dança é oponto de partida para o desenvolvimento desta formação, que pode derivarem um outro suporte ou meio artístico à escolha dos participantes.

Formação vocacionada para artistas de qualquer disciplina que procurem conhecer e desenvolver em profundidade o seu potencial criativo e expressivo.

Movimento Animal é o primeiro de uma série de 9 workshops,-que desejamos desenvolver em Portugal-, nomeadamente:
- movimento animal
- talismãs (objectos que dançam)
- criando personagens (a inspiração humana)
- os contos de fadas (o mundo simbólico)
- masculino e feminino (o género na arte)
- qualidade de movimento
- música na cena
- cor e a geometria
- o ritual

Cada um deles é um laboratório de criação onde exploraremos todas as fases do processo de fazer arte, desde a escolha do tema ou ideia original, até a posta em cena.
O método de trabalho fusiona técnicas ancestrais de gestão da energia com a compreensão cientifica do funcionamento do cérebro e da percepção; sempre desde uma abordagem eminentemente pratica.

Movimento animal
Neste workshop contactarás intensamente com o universo animal. Acederás de forma consciente aos centros instintivos e motor do cérebro –através do trabalho físico, mental e energético- para ir buscar novaspossibilidades de movimento e informação para a criação.

Movimento animal oferece-te a possibilidade de viver uma experiência artística única. Potencia o aumento da energia e da sensibilidade criativa além de alargar a percepção e melhorar as tuas condições físicas e mentais.

Constitui uma para artistas de todas as áreas, e também para qualquer pessoa que deseje desenvolver o seu potencial artístico oculto.

Os participantes não necessitam de qualquer conhecimento prévio.

Trazer ao workshop bloco e caneta,roupa confortável, 7 objectos tirados da natureza, 7 objectos do cotiá ou prendas de roupa.

Dirigido a
A tela utilizada para a criação no programa frontera arte é o corpo. Desde este ponto o processo pode derivar facilmente em qualquer suporte ou meio artístico.
Por isso este programa é de grande utilidade não apenas a bailarinos, mas também a artistas de qualquer meio, terapeutas, docentes, comunicadores o qualquer pessoa que desejar despregar o seu potencial artístico para uso pessoal ou como forma de auto conhecimento.
Pois fazer arte implica um profundo conhecimento do ser humano e do mundo que o rodeia.
É bom fazer notar que ateliers trabalham de forma sinérgica, cada novo curso que se tira faz compreender ainda melhor os anteriores.

O que é Frontera Arte
Formação artística integral para bailarinos e criadores contemporâneos.
O programa Frontera Arte está organizado em aulas regulares, sessões individuais e uma série de ateliers intensivos.

Aulas regulares
Têm por objectivo o desenvolvimento das capacidades cognitivas e criativasdo corpo por parte do aluno. Oferecem a oportunidade de desenvolver inteiramente esse potencial por meio de três aspectos principais:
1 - O treino e desenvolvimento das principais capacidades físicas ementais (flexibilidade, resistência, potência,coordenação, foco de atenção).
2 - O treino da capacidade de movimento no que diz respeito à composição, memória do movimento, improvisação, limpeza na execução do movimento, expressividade.
3 - O desenvolvimento da sensibilidade, alargamento da percepção ecompreensão dos processos da comunicação através dos sentidos e além, através dos suprasentidos.

Trabalhamos principalmente desde a experiência prática, mas também introduzindo conceitos teóricos respeito de anatomia e funcionalidade do corpo, processos de criação e comunicação não verbal.

Os workshops são os 9monográficos de criação que começamos desde já a programar em Portugal;
e as aulas individuais (pormarcação) oferecem a possibilidade de fazer um trabalho específicoconsiderando as necessidades de cada aluno em particular.

Para os que cursam o programa completo o resultado é completamente transformador em todos os níveis, para os que optarem por tirar apenas aulas regulares ou ateliers intensivos, observará igualmente grandes mudanças num curto espaço de tempo. Todos participarão de aulas de máxima qualidade, sempre em grupos reduzidos.

A Formadora
FA é desenvolvido por Beatriz Fuentes em Santiago de Compostela (Espanha) desde 2006.

BeatrizFuentes, bailarina, criadora e investigadora artística em formação desde 1993 em dança, expressão corporal e interpretação, bem como em diversas técnicas ligadas ao corpo, o movimento e a utilização da energia nos diferentes processos criativos. Recebeu formação em outras disciplinas artísticas: música, fotografia, design gráfico erealização. Desde 1999 criou sete espectáculos,entre peças eaudiovisuais.Actualmente desenvolve o seu trabalho em três áreas: eminvestigação artística, na qual desenvolve os projectos Arte,Ciência e Espírito e O Processo Criativo. Como bailarina e criadora está na actualmente inserida no projecto Alumbrado. Como docente, lecciona o programa de formação Frontera Arte.


Programa Frontera Arte.

Workshop de Dança contemporânea - MovimentoAnimal
Lecciona: Beatriz Fuentes
9, 10 e 11 de Maio (16 h no total)

local: Eira 33
Camilo Castelo Branco 33, 1º Lisboa
Data limite de inscrição: 3 de Maiopreço: 250€
926 282 689

infoportugal@fronteraarte.com
http://fronteraarte.blogspot.com

Mais info em :
www.fronteraarte.com
fronteraarte@blogspot.com
infoportugal@fronteraarte.com
ou pelo:
926 282 689