terça-feira, 8 de abril de 2008

ESCOLA DA MÁSCARA: Curso de Técnica da Máscara por Filipe Crawford

Curso de Técnica da Máscara
Direcção de Filipe Crawford

>>>>> Inscrições Abertas <<<<<

1º Curso

Iniciação à Técnica da Máscara (preparação à máscara)A Técnica da Máscara é uma disciplina da formação do actor que tem as suas origens no trabalho desenvolvido por Jacques Copeau em França, no início do séc. XX, posteriormente continuado por discípulos seus, como Jacques Lecoq, Ariane Mnouchkine ou Mario Gonzalez, entre outros. Deste trabalho resultaram escolas modernas de aprendizagem do trabalho de actor onde a máscara e o corpo são as referências principais de um sistema de representação que se inspira no Teatro Grego e na Commedia dell'Arte, mas também nas formas de Teatro Tradicional e Popular presentes um pouco por todo o mundo, e em particular nos Países Orientais, como por exemplo o Teatro Balinês ou o Teatro Nô japonês. A utilização da máscara e a representação tradicional destas formas teatrais exige ao actor o conhecimento e o domínio de um conjunto de regras e a aprendizagem de uma disciplina corporal e mental que lhe serão úteis para o exercício de toda e qualquer actividade teatral. O objecto deste Curso de Iniciação é precisamente a aprendizagem dessas regras básicas e a preparação geral do actor que pretende iniciar-se na linguagem da máscara.As sessões de trabalho são práticas, compreendendo a realização de exercícios, seguidos de reflexão teórica e de discussão sobre o trabalho prático. A máscara é sinónimo de reflexão e, por isso, este Curso de Iniciação incide sobre a presença, concentração e disponibilidade do actor para agir com controlo e consciência do seu corpo, do gesto e do movimento. O olhar, as acções, as emoções, a comunicação com o público, a utilização da voz e da expressão corporal, são aspectos da representação aqui abordados através de alguns exercícios: O Jogo do Círculo; a Roda Ritmo; o Pingue-pongue; o Cérebro Aberto; a Decomposição do Gesto e do Movimento; o Espaço Imaginário; o Objectivo Único, Objectivo Comum e a Improvisação.

2º Curso

Máscaras Neutras, Expressivas e LarvaresIntrodução ao trabalho gestual, mímica e pantomima. A máscara Neutra, como máscara base do trabalho teatral. Exercícios de representação com máscaras Neutras, Expressivas e Larvares.

3º Curso

Máscaras de Commedia dell'ArteIntrodução à Commedia dell'Arte, historial e estrutura deste género teatral. As máscaras de Commedia dell'Arte: apresentação das principais máscaras e personagens. Exercícios com máscara: escolha de uma personagem tipo e treino para a sua representação. Composição e criação de personagens. Noção de Lazzi e Canevas.

4º Curso

Máscaras de Bali Estudo de outras formas de teatro tradicional e de máscaras, em particular o Teatro Balinês. Trabalho sobre a representação física e de composição, inspirado e partindo da utilização de máscaras de Bali.

Local

Teatro Casa da Comédia

Horário
Curso diurno - 2ª e 4ª das 10h30 às 13h00
Curso pós-laboral - 2ª e 4ª das 18h00 às 20h30

Destinatários
Actores profissionais e estudantes de teatro.
A selecção é feita por apreciação do curriculum e eventual entrevista.

Mais informações

FC Produções Teatrais Teatro Casa da Comédia
R. São Francisco de Borja, 22
Tel.: 21 395 94 17/8 Fax: 21 395 94 19
Email: casadacomedia@mail.telepac.pt