sexta-feira, 11 de abril de 2008

Workshop - Audição para "I Put a Spell on You", de Ana Borralho & João Galante

WORKSHOP – AUDIÇÃO para I Put a Spell on You
um projecto de Ana Borralho & João Galante

Datas:
de 21 a 27 de Abril
[21 a 23 Abril – com todos os participantes]
[24 a 27 Abril – com os participantes seleccionados]

Horário:
de 2ª a 6ª feira das 18h00 às 21h00;
sábado e domingo das 15h00 às 19h00

Local:
Lisboa
Estúdio ACCCA / Companhia Clara Andermatt
(Edifício Interpress, Rua Luz Soriano 67, 1º. Andar posterior, Bairro Alto)

Público-alvo:
Destinado a pessoas a partir dos 18 anos (com ou sem experiência performática)
Inscrição:
Gratuita (data limite de inscrição 18 de Abril)

Dos participantes do workshop serão escolhidas 12 pessoas para participar na performance I Put a Spell on You, a apresentar no novo espaço da estrutura alkantara no dia 3 de Maio, no âmbito da FESTA DA DANÇA, numa organização da REDE – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea.

Pede-se disponibilidade para a nudez parcial ou integral. Os participantes escolhidos para a performance deverão ter disponibilidade para mais 3 ou 5 dias de ensaios. No dia da apresentação pede-se disponibilidade total.

Orientado por:
ANA BORRALHO e JOÃO GALANTE

Com conceito e direcção artística de Ana Borralho & João Galante, I Put a Spell on You é um projecto para uma exposição que integra fotografia, vídeo e performance/instalação.
Estruturado a partir de workshops realizados nos locais de apresentação, este projecto pretende trabalhar com pessoas das comunidades locais, com o objectivo de as integrar na performance, vídeo e fotografias.

I put a Spell on You tem como objectivos as vertentes de pesquisa (na área da identidade e na relação público/performer), formação (através de workshops oferecidos à comunidade) e criação (no cruzamento e partilha de diferentes áreas e práticas artísticas).
Em I Put a Spell on You interessa-nos produzir um confronto/troca entre a obra e o espectador, de forma a que este produza/finalize a obra, integrando-a. Passar a responsabilidade da criação de um sentido do artista para o observador.

Este projecto, ao ser estruturado a partir de workshops e ao pretender trabalhar com pessoas das comunidades locais com o objectivo de as integrar na performance, é encarado como uma troca de experiências, não havendo lugar a remunerações mas somente à alimentação para o/os dias de apresentação, bem como à oferta de cópias das fotografias em exposição em dimensões reduzidas.

Ana Borralho e João Galante conheceram-se enquanto estudavam artes plásticas no AR.CO. Enquanto actores/co-criadores trabalharam regularmente com o grupo de teatro Olho. Desde 2002 que trabalham em conjunto, destacando as peças Mistermissmissmister (2002), Glin Gló (2002), I Love You (2003), Girl Play Boy (2004), No Body Never Mind, 001 (2004), No Body Never Mind, 002 (2005), No Body Never Mind, 003 (2006) e SexyMF (2006). Em 2007 estrearam as performances Uníssono, An I for an I, e I Put a Spell on You.
Presentemente preparam os seu próximos projectos, Dança do Futuro e Do eat yourself, e trabalham em parceria com Mónica Samões nos projectos No Jogo do Desejo ou o Choque Frontal e A Linha ou O Deserto já não é uma casa vazia.

DESCRIÇÃO DO WORKSHOP
O corpo e a sua intimidade a nudez no confronto e relação com o outro a comunicação não verbal, o movimento corporal não linguístico Pensar e trabalhar a relação com o público de modo a integrá-lo no tempo e no espaço da performance, vivendo a experiência com o performer Trabalhar a identidade, incluindo os seguintes pares dualísticos: o autêntico contra falso, o original versus simulação, mundo interior contra o exterior, o privado versus público, liberdade contra a regra e o íntimo contra o impessoal e universal Visionamento de vídeos do trabalho de Galante & Borralho focando as temáticas e problemáticas a desenvolver.

+ Info e Ficha de Inscrição:
e-mail:
casabranca.ac@gmail.com
TM: 96.874 93 67 / 91.834 05 42

Organização: casaBranca
no âmbito da FESTA DA DANÇA, numa organização da REDE – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea
Apoio: ACCCA

I Put a Spell on You estreou em Outubro de 2007 em Vila do Conde, numa co-produção com o Circular - Festival de Artes Performativas
Apresentação em Setembro de 2008 em Faro, com o apoio do DEVIR / CAPA – Centro de Artes Performativas do Algarve e da Galeria Artadentro

Projecto financiado pelo Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes