segunda-feira, 28 de abril de 2008

Workshops: A Voz que Dança - Porto

A Voz que Dança
16, 17, 23 e 24 de Maio
Contagiarte
Porto

Helena Madeira
O meu percurso como ser humano contempla onze anos de dança.Tocaram-me particularmente, os encontros com Sofia Neuparth, Howard Sonenklar e Peter Michael Dietz na pesquisado Movimento e no estudo do Corpo no C.E.M; Destaco a Orientação do Fernando Nogueira e António Feio notrabalho teatral e Fernando Serafim no Canto Lírico.Tive aulas, frequentei workshops de Dança Africana com Marc N’Danou e Toni Tavares, Dança Oriental com Íris,Myriam Szabo, Annie N’Ganou, Paula Lena e Prisca Diedrich.Actualmente, estudo Canto no Conservatório Nacional, e passei, também, pela Escola de Jazz do Hot Club em Lisboa.Ao vivo apresento-me com o Projecto Iara (concerto Performativo), Uterus (Dança Oriental e Contemporânea) eCaixinha de Música (Teatro Musical Infantil) e abraço os MU sempre que me convidam.Dedico-me às alunas com quem posso partilhar a Dança Oriental e Contemporânea e, a Voz enquanto instrumento orgânico.Do ponto de vista académico sou licenciada em Antropologia e em Língua e Literatura Italiana.Interesso-me pelos rituais de Voz e Corpo enquanto processos sociais e psicológicos de manutenção da estabilidade das Sociedades. Sou Apaixonada pela Luz de Lisboa.Adoro o tempo que tem a inspiração, o caminho que percorre às profundezas de mim...E como da expiração nasce o som e o movimento...
www.myspace.com/helenasofiamadeira

A Voz do Corpo
Este Workshop é um encontro entre a consciência corporal, a meditação, a respiração e a voz. O conhecimento da Voz como um instrumento orgânico integrará a pesquisa da anatomia e do funcionamento do corpo, através de exercícios que permitam consciencializar, mas sobretudo sentir este instrumento.Partiremos de exercícios básicos de respiração e Audição exterior, para progressivamente explorar a ressonância Interna da Voz no corpo.É neste contexto de foco individual que, posteriormente, iremos ao encontro de harmonizações e improvisações colectivas.Serão facultadas as bases teóricas sobre o funcionamento vocal e levada à discussão os diversos tipos de “colocação da Voz”.A Voz do Corpo destina-se a quem queira escutar o corpo e quem, através dele, se queira exprimir individual e colectivamente e não a quem queira “aprender a cantar”.Este workshop vai, pois, ao encontro de curiosos ou Profissionais da Voz, da Expressão e do Corpo.Tem como objectico a expressão vocal livre, sensorial que nasce naturalmente de um processo centrado na respiração e no respeito do corpo.

Dança de Expressão Oriental e Contemporânea
Este workshop propõe a exploração do potencial expressivo do Corpo através das técnicas de Dança Oriental e Contemporânea, da Emoção e da Sensação. Partiremos de exercícios básicos de postura, respiração, consciência corporal e flexibilidade. Daremos ênfase e expressão a cada parte do corpo através de movimentos suaves e ondulatórios, tão característicos à Dança Oriental. Progressivamente chegaremos ao todo espiritual, à noção de “eixo” e equilibrio. O chão enquanto Raíz. A establidade e a plena relação da Música com o Corpo.Posteriormente, através de exercícios simples da Técnica Cunningham, “brincaremos” com o peso do Corpo, o equilibrio/desequilibrio e o “eixo”.Vamos explorar o espaço cénico em toda a sua complexidade e a deslocação em várias direcções. A verticalidade e o chão serão abordadas de uma forma mais abrangente. A instablidade e o desfazamento da Música com a Dança. Finalmente, cedemos o lugar ao improviso, dando espaço ao erro e experimentação.Este workshop destina-se a bailarinos de dança Oriental e/ou Contemporânea, curiosos do Corpo e da Expressão. É, pois, de nível Aberto.

Condições:
A Voz do Corpo:
16 e 17 de Maio, 18h30/20h30
30E

Dança de Expressão Oriental e Contemporânea:
23 e 24 de Maio, 18h/20h30
40E

Participantes de ambos Workhops redução de 15%
Local: Contagiarte, Porto (R. Álvares Cabral, 372)
Info/Inscrições:
Contagiarte : 222 000 682
Helena Madeira: 934012829
helenamadeira100@gmail.com