quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cursos de Instrumentos Populares / 2009 (Cavaquinho e Guitarra Clássica) - Lisboa

CURSOS DE INSTRUMENTOS POPULARES LISBOA 2009: Cavaquinho e Guitarra clássica promovidos pela Fundação Inatel
Inscrições: até 10 de Abril 2009
Início dos Cursos: 13 de Abril de 2009
A Fundação INATEL dá continuidade aos Cursos de Instrumentos Populares com o objectivo de promover a recuperação de instrumentos, de sonoridades e gestos que fazem parte da nossa herança cultural, contribuindo para o enriquecimento da actividade, da aprendizagem e dos repertórios dos grupos de cariz etnográfico. Pretende, deste modo, ir ao encontro dos interesses e dos projectos pessoais de todos aqueles que desejam iniciar ou desenvolver os seus conhecimentos quanto à execução de instrumentos musicais populares portugueses.

CAVAQUINHO (30 horas)
Decorre ao longo de 30 horas distribuídas por duas sessões semanais de 1 hora ou uma sessão semanal de 2 horas, para grupos
de três alunos.
(horário a acordar entre formando e entidade formadora)
ESCOLA DE MÚSICA CLAVE E SOM
Largo de Santa Bárbara, 3B LISBOA

CAVAQUINHO (60 horas)
Decorre ao longo de 60 horas distribuídas por duas sessões semanais de 2 horas cada, para grupos de 6 a 10 alunos.
(horário a acordar entre formando e Entidade Formadora)
CASA DA COMARCA DE ARGANIL
Rua da Fé, 23 - 1º LISBOA

Curso destinado a todos os interessados em iniciar, desenvolver ou aperfeiçoar a prática do cavaquinho e em descobrir ou executar música popular portuguesa. Explora, entre outras, as seguintes técnicas e práticas: apresentação do cavaquinho e o seu enquadramento na família dos cordofones; afinação (E, C#, A, A); aprendizagem de acordes e prática de mudança de acordes (tónica, dominante, subdominante e 7ª da dominante); aquecimento com exercícios práticos; técnicas de trabalho musical do cavaquinho (nota a nota e acompanhamento); outras afinações; aquecimento colectivo; exercícios melódicos; os tons menores; a melodia e a harmonia em simultâneo; a técnica de “rasgueado”; a técnica de .varejamento.; uso das novas tecnologias na aprendizagem; ensaio geral para uma actuação (tocada e cantada). Esta ordem de trabalhos dependerá sempre da natural evolução dos alunos.

GUITARRA CLÁSSICA (30 horas)
Decorre ao longo de 30 horas distribuídas por duas sessões semanais de 1 hora ou uma sessão semanal de 2 horas, para grupos
de três alunos.
(horário a acordar entre formando e Entidade Formadora)
ESCOLA DE MÚSICA CLAVE E SOM
Largo de Santa Bárbara 3B LISBOA

GUITARRA CLÁSSICA (60 horas)
Decorre ao longo de 60 horas distribuídas por duas sessões semanais de 2 horas cada, para grupos de 6 a 10 alunos.
CASA DA COMARCA DE ARGANIL
Rua da Fé, 23 - 1.º LISBOA

Curso destinado a todos os interessados em iniciar, desenvolver ou aperfeiçoar a prática da guitarra clássica e em descobrir ou executar música popular portuguesa. Explora, entre outras, as técnicas e práticas seguintes, visando sempre o enriquecimento dos repertórios através de execução de peças: afinação de uma guitarra, identificação das cordas soltas, introdução aos acordes maiores e menores, introdução aos encadeamentos I-IV-V-I (Tónica-Sub-dominante-Dominante-Tónica), montagem de repertórios, introdução aos acordes relativos, transposição de uma tonalidade, técnicas de dedilhação, formação de acordes, cromatização dos acordes maiores e menores, introdução às escalas (maior. menor harmónica. menor melódica. pentatónica), introdução à cifra saxónica e respectiva tabela de conversão, fado e música popular, o trabalho do instrumentista acompanhante e do solista, leitura de partituras em formato de cifra. Esta ordem de trabalhos dependerá sempre da natural evolução dos alunos.

Nota: As inscrições nos cursos efectuadas por parte dos beneficiários da Fundação INATEL beneficiam de um desconto de 30% sobre a taxa de inscrição.

Condições de pagamento
O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efectuado no acto da inscrição, liquidando-se o pagamento da propina junto da entidade formadora respectiva, em 2 prestações, a primeira até um dia antes do início do curso e a segunda até um mês depois do início do curso.

* 30 horas - 2 sessões semanais de 1 hora ou 1 sessão semanal de 2 horas; grupos até 3 alunos.
** 60 horas - 2 sessões semanais de duas horas cada; grupos de 6 a 10 alunos.

REGULAMENTO

1. INSCRIÇÃO
A frequência dos Cursos de Instrumentos Populares implica a realização da respectiva inscrição na Loja INATEL, sita nas Arcadas do Palácio da Independência, Rua das Portas de Santo Antão, nº 2 / 2ª 1150-268 Lisboa (Rossio)
1.1. Prazo de Inscrição
As inscrições decorrerão até ao dia 10 de Abril de 2009.
1.2. Inscrições por telefone, CTT ou E-mail
As inscrições podem ser formalizadas por telefone (210 027 150) ou e-mail (cultura@inatel.pt) ou via CTT (a/c Fundação INATEL - Divisão de Etnografia e Folclore / Calçada de Sant.Ana, n.º 180 1169-062 LISBOA), enviando a respectiva ficha de inscrição, devendo o valor do curso/inscrição ser liquidado no prazo de 3 (três) dias, presencialmente, na Loja INATEL ou enviado cheque via CTT, após confirmação de inscrição.

2. DESISTÊNCIAS
As desistências deverão ser sempre comunicadas à Fundação INATEL - Divisão de Etnografia e Folclore. Se forem comunicadas até ao início do curso será restituído 100% do valor pago. Após o início do curso não se procederá a qualquer devolução. Se por algum motivo o formando tiver de desistir do curso no decorrer do mesmo, terá sempre de comunicar a sua desistência à Fundação INATEL.

3. INSTRUMENTOS
A frequência dos Cursos de Instrumentos Populares implica que os formandos deverão trazer os instrumentos, com excepção do curso de Guitarra Clássica na modalidade 30 horas (grupos de 3 alunos).

4. NÚMERO MÍNIMO DE FORMANDOS POR CURSO
Cada curso só funciona caso se reúna um número mínimo de 10 inscrições.

As inscrições estão a decorrer até ao dia 10 de Abril de 2009, na Loja Inatel (Arcadas do Palácio da Independência, Rua das Portas de Santo Antão, nº 2 / 2ª 1150-268 Lisboa [Rossio]) e na Sede da Fundação Inatel (Calçada de Sant’Ana, n.º 180 1169-062 LISBOA),