quinta-feira, 2 de abril de 2009

Formação: Música para Cena - Lisboa

Formador Rui Rebelo

Abril/Maio
Quartas e Quintas * 21h30-23h
Mensalidade 55€

Ouvir
Isolar a percepção auditiva e ganhar noção da quantidade de informação que processamos através da audição. Compreender a diferença do som enquanto fenómeno físico e enquanto referência emocional ou racional. Jogar com o significado do som.

A Música e o som na cena
Entender o som como parte fundamental da comunicação teatral e encará-lo como agente independente e complementar do gesto e dos restantes elementos visuais da cena. Explorar diferentes ambientes sonoros e musicais e alterar com eles o ambiente e o significado da cena.

Tempo e espaço
Exercitar a consciência da relação entre espaço/tempo e o seu efeito directo na acção.

A linguagem musical e a partitura de cena
Traduzir a acção performativa para linguagem musical, entendendo e utilizando termos como: ritmo, melodia, harmonia, andamento, altura, intensidade, timbre, etc, possibilitando assim a elaboração e leitura de uma "partitura de cena".

A musicalidade da fala e do gesto
Encarar a comunicação verbal e gestual como expressão plena de componentes musicais e ginasticar e ampliar o seu léxico.

Canto e prática coral
Encarar o canto como uma expressão inerente ao ser humano e independente do conceito de afinação e notas musicais.A prática coral como harmonização de um grupo e a importância da respiração na oralidade.

Informações e Inscrições
Sou – Movimento e Arte
Rua Maria 73 (à Forno do Tijolo), 1170 Lisboa
92 734 08 52 21 154 77 90
info@sou.pt
Metro Anjos E 28 Bus 12, 30, 726