sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Atelier: Artes Plásticas para Crianças - Lisboa

“Das coisas nascem coisas”
Bruno Munari

Partindo das metodologias projectuais de Bruno Munari vamos desenvolver diversos exercícios de forma a contactar com diferentes modos de criação. Através de exercícios lúdicos e criativos vamos saber projectar, desenvolver técnicas e apresentar soluções de concepção em diferentes áreas respondendo a diferentes necessidades. Partindo da componente teórica sempre acompanhada por exemplos de visualização, os exercícios deste modo procuram o entendimento da reflexão criativa através do método.

Cada participante irá criar a sua própria marca assim como toda a imagem associada. Metodologicamente e adquirindo noções de artes gráficas serão feitos o logótipo, a sinalética, e um anuncio gráfico da marca.

Para o entendimento da ergonomia serão elaborados protótipos de talheres. Serão executados os paços necessários, como a avaliação do objecto enquanto funcional, pesquisa, esboços e desenhos até chegar ao protótipo e sua embalagem.

Desenvolvendo a ideia de espaço habitável e organização, cada participante irá construir numa maquete um espaço funcional e sua decoração, dando atenção à ideia de unidade e coerência formal.

Reaproveitando diferentes tipos de materiais bidimensionais vamos criar um pré-livro desenvolvendo desta forma combinações de cores, texturas, padrões e formas através da experimentação e educação do olhar.

Para o entendimento da construção através da planificação serão realizados exercícios de sólidos geométricos, moinhos de mão e origamis.

Não esquecendo as teorias das cores, vamos desenvolver e aplicar técnicas de pintura sobre papel e sobre tela.

Para o Hallowin, com adornos transformados, iremos criar efeitos assustadores.

Com o aproximar do Natal vamos fazer presentes para oferecer e fazer o próprio papel de embrulho. O papel será impresso por nós através da técnica estampagem e a recorrendo à ideia de padrão. Ainda faremos postais de natal e enfeites entre os quais se destaca a Coroa de Natal.

Até lá fiquem bem!

11 sessões:
Sábados de 3 de Outubro a 19 de Dezembro de 2009
(excepto sábado 17 de Outubro)
Horário
Sábados das 10:30 às 12:30 (turma da manhã)

Sábados das 14:00 às 16 (turma da tarde)
Idades
Dos 3 aos 12 anos

Preço do Atelier €140; para os não sócios da ART + €7
*o número de vagas é limitado
(seguro e material incluídos, à excepção das telas)
Inscrições e reservas
(As inscrições devem ser feitas até 27 de Setembro)

Filipa Nuñez 919064662 / mourafilipa@hotmail.com

Local
Sede da ART – Associação dos Residentes de Telheiras

Rua Professor Mário Chicó, 5 loja, 1600-643 Lisboa (Telheiras)