terça-feira, 29 de setembro de 2009

Workshop Técnica Alexander - Consciência Corporal - Evoramonte, Alentejo

16 a 18 Outubro 2009
Herdade da Marmeleira – Evoramonte, Alentejo

Com Virginia García Ramos

O Fim de Semana

Neste fim semana vamos explorar a consciência que realmente temos sobre o nosso Corpo, e a influência que esta tem sobre a nossa presença física. Os princípios da Técnica Alexander estão desenhados para se aplicar em todos os momentos.

Este trabalho centrar-se-á em introduzir os princípios da técnica, e é dirigido a todas as pessoas interessadas em melhorar a sua qualidade de vida e trabalho. Não é necessária experiência prévia, somente vontade de descobrir mais sobre nós mesmos.

Ideal também para o trabalho de bailarinos, actores e todas as pessoas que tenham interesse em trabalhar o seu corpo, uma vez que melhora a presença física, a respiração, a voz e diminui o risco de lesão.

PRINCÍPIOS DA TÉCNICA ALEXANDER

Direcções, inibição e controle primário. Aprender a eliminar a tensão que interfere com o livre movimento do corpo, aplicar direcções para maximizar a eficácia de cada movimento e aprender a utilizar a cabeça, pescoço e coluna, de tal forma que os braços e as pernas trabalhem independentemente, e assim, ganhar velocidade e qualidade de movimento. Aprender a reagir a um estímulo, natural e organicamente, evitando o excesso de preparação e antecipação.

RESPIRAÇÃO

Vamos aprender que a expiração é voluntária e a inspiração automática, a qual facilita a tomada de ar. Um melhor conhecimento da respiração proporciona além disso uma maior claridade mental e maior serenidade, imprescindível na hora de actuar em público.

BENEFÍCIOS

• Melhora a postura. Elimina dores cervicais e lombares, aprendendo a eliminar tensão muscular na zona afectada. Essencial na reabilitação física, para prevenir lesões e reduzir o stress repetitivo.
• Melhora a respiração, a voz, o equilíbrio, a coordenação, a resistência física e a elasticidade. Melhora também a tomada de decisões, já que clarifica o pensamento e ganha-se maior objectividade sobre nós mesmos.
Virginia García Ramos
Virginia nasceu em Espanha em 1974. Desde muito jovem viajou pelo seu país competindo como ginasta a nível nacional. Graduou-se em Ciências Sociais na Universidade de Extremadura , e da Beira Interior (Portugal).
Em 2002 foi para a Holanda desenvolver a sua carreira. Uma vez em Amesterdão descobriu a Técnica Alexander, cuja integração de corpo e mente captou o seu interesse. Atraída pela humanidade e beleza do trabalho, graduou-se como professora em 2007, fazendo três anos e meio de estudos no Alexander Technique Center Amsterdam. Foi professora neste centro e na escola de teatro de Amesterdão até que foi viver de novo para Espanha, Valência, em Janeiro de 2009.
A liberdade e abertura que adquiriu com a prática da Técnica Alexander motivaram o seu interesse pela dança, mímica e artes plásticas.
www.technique-alexander.org

Programa
6ª feira – 16 Outubro

19H30 * Adeus cidade e rumo a ares alentejanos!
(vamos promover a partilha de boleias)
21H30 * Chegada à Herdade da Marmeleira com uma ceia à nossa espera!


Sábado – 17 Outubro

9H00 * Pequeno-Almoço
10H00 – 13H00 * Princípios da Técnica Alexander. Repouso em actividade e actividade em repouso. Libertar tensões em consciência e mover-se aproveitando a força da gravidade.

13H00 * Almoço
15h00 – 18H00 * Observação da influência do pensamento e da atenção, na qualidade do movimento. Aplicação dos princípios da Técnica Alexander para recuperar a espontaneidade criativa em cada movimento.

20H00 * Jantar
21H30 * Visionamento do documentário “Técnica Alexander y Danza”


Domingo – 18 Outubro

9H00 * Pequeno-Almoço
10H00 – 13H00 * Passeio no campo. Experimentar a natureza através dos sentidos amplificando o nosso espectro sensorial. Jogar com o espaço-tempo e a sua relatividade.

13H00 * Almoço
15h00 – 18H00 * Trabalho de respiração e voz buscando as diferentes ressonâncias no próprio corpo. Experiências com e sem texto.

Nota: A formadora dará o workshop em espanhol, com tradução para português sempre que necessário!

Herdade da Marmeleira
Uma antiga herdade no Alentejo com cerca de 200 anos de história!

Através da Fundação Obras, acolhe artistas, cientistas e turistas, e organiza vários tipos de workshops ao longo do ano. Está virada para a cultura, a natureza e a ciência.

Oferece a tranquilidade do campo, o espaço do horizonte, e um conforto que facilmente se transforma em reflexão, inspiração e energia!
www.obras-art.org

Preços e Inscrições
* Fim de Semana completo – 180€
(Workshop de Técnica Alexander, 2 noites de alojamento em quarto duplo na Herdade da Marmeleira, e refeições do programa)

* Sem alojamento - 120€
(Workshop de Técnica Alexander, e refeições de sábado e domingo)

Desconto de 5% para participantes regulares


INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE CARLA RAMOS
carla@magicmoments.pt / 93 617 22 94
http://www.magicmoments.pt / http://momentosmagic.blogspot.com

Data Limite de Inscrição: 9 de Outubro!
(depois dessa data somente mediante disponibilidade)
A inscrição é efectuada com o preenchimento da ficha de inscrição, e o pagamento de 50% do valor do fim de semana

- vagas limitadas a 14 pessoas -