quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Workshop Jogo do Actor, Jogo da Personagem - Braga

início a 2 OUT, inscrições abertas | por Pedro Fabião e Jaime Mears | workshop intensivo

O prazer, o jogo contínuo.

A beleza/monstruosidade única de cada pessoa.

Cada um de nós tem uma presença descomunal escondida. Uma presença abafada pelos papéis e personagenzinhas menores com que nos habituámos a agradar ou desagradar os outros. Uma presença que irradia energia, desperta todo o potencial imaginativo e espontâneo, e que provoca movimento e vida no espectador.

Para isso, o actor tem que dar-se completamente. Encontrar o canal que activa o seu lado extraordinário, belo/monstruoso, que lhe permita saltar no desconhecido, não controlando, sendo sensível e frágil, revelando-se totalmente no fingimento de actuar.

O actor não existe sem um prazer dionisíaco. É nesse estado próximo do transe que as crianças brincam. É nesse estado que o actor pode ser amado em cima de um palco.

Com recurso a jogos infantis específicos, ao dançar e ao cantar, a exercícios de espontaneidade, cumplicidade, foco, ponto fixo, improvisação e malícia, vertidos directamente ou inspirados na Escola Philippe Gaulier, Pedro Fabião e Jaime Mears, actores e alunos da escola, propõem-se encontrar um espaço para cada um estar à sua própria altura e reencontrar essa abertura, esse prazer, esse magnetismo.

OBJECTIVOS
.Ideal para trabalhar a presença do perfomer de forma que nunca se torne aborrecido e para construir personagens únicas e inesquecíveis. Descobrir liberdade e prazer num palco
.Desenvolver a espontaneidade e a imaginação
.Possibilidade de construir cenas, ou optimizar cenas já construídas ou em estado embrionário. Possibilidade também de trabalhar com texto
.Cada caso será trabalho de forma específica

DESTINATÁRIOS
todos os interessados

SESSÕES, DURAÇÃO E HORÁRIO
- sex 2 OUT, 21h-24h
- sáb 3 OUT, 10h-13h e15h-18h30
- dom 4 OUT, 10h-13h e15h-18h30

PROGRAMA
1º dia: Jogos e exercícios com vista a: apresentação, procura da especificidade do grupo e de cada participante, consolidação do grupo, acesso a um vocabulário que será usado ao longo do resto da formação (Le Jeu, Complicité, Ponto Fixo, Major/Minor, Presença do actor).

2º dia: Jogos e exercícios de descoberta de cada participante, individualmente e em grupo. Continuação de exercícios para consolidar o vocabulário-base. A presença em cena partindo da beleza. Introdução à construção de personagens.

3º dia: Segundo a orientação para a qual o grupo se incline, o terceiro dia é flexível. A ênfase pode estar em: a) continuação da construção de personagens; b) jogo cénico (base de criação de cenas); c) exercícios de improvisação e espontaneidade; d) o Corpo do actor: potencial expressivo e poético, ritmo, tensão.

FORMADOR
PEDRO FABIÃO nasceu no Porto em 1981. Licenciou-se em Psicologia mas desde sempre dedicou mais tempo ao teatro do que aos estudos académicos. Fez o curso de formação de actores do CITAC, participou mais de uma dúzia de produções no CITAC, Teatro do Morcego (Coimbra) e Companhia Alter-Lego, de que é fundador. Foi dirigido por Paulo Castro, Marcantonio Del Carlo, Sergio Claramunt e Luisa Sanchez Gaillard, entre outros. Recebeu formação de Carmen Paternostro, José de Abreu Fonseca, Volker Quandt, Denis Bernard, Gabriel Chame Buendia, Koldovico Vio, Nicolas Bernard, Robert Steijn, Ângela de Castro, Nuno Pino Custódio, Ami Hattab. É palhaço na Operação Nariz Vermelho desde 2004. Actualmente reside em Paris e estuda na École Philippe Gaulier. Orienta workshops de teatro e clown desde 2006.

JAIME MEARS nasceu em Sydney em 1981 e reside actualmente em Paris, onde estuda na École Philippe Gaulier. É licenciada pelo prestigiado National Institute of Dramatic Art NIDA (2002). Actuou em várias produções da The Sydney Theatre Company STC, uma companhia de teatro australiana de referência. No âmbito do programa para escolas dessa companhia, ensinou e encenou também várias produções. Participou nos workshops do UK Shared Experience Company e da Compagnie Philippe Genty. Participou na série televisiva All Saints e como actriz convidada em McLouds Daughthers e Home and Away. Teve participações em vários filmes, destacando-se A Máscara II. É professora no Open Program do instituto NIDA, que oferece cursos intensivos especializados em teatro, cinema e voz.

PREÇO
- 60€ para Amigos-da-Velha
- 70€ para os ainda não amigos

LOCAIS DE INSCRIÇÃO
1.Velha-a-Branca
Largo da Senhora-a-Branca, 23 -BRAGA
todos os dias, das 16h às 19h e das 21h à 1h

2. Universidade do Minho
Gabinete de Apoio ao Aluno (falar c/ Bernardo) – CP2
Campus de Gualtar

3. Transferência Bancária [só até 4 dias úteis antes do início do curso]
- efectuar a transferência bancária para o NIB 0036.0085.99100044446.52;
- enviar um e-mail para info@velha-a-branca.net com o comprovativo da(s) transferência(s) e os seguintes dados para cada uma das inscrições - curso pretendido, nome completo, n.º contribuinte, telemóvel, morada completa e turma (se aplicável)

MAIS INFORMAÇÕES:
. e-mail e msn - info@velha-a-branca.net
. telefones 253 618 234 / 916 249 180
. skype velhafone


NOTA: só serão considerados inscritos os formandos cujo pagamento seja devidamente efectuado e confirmado pela Velha-a-Branca