quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Aulas de Teatro I e II, Centro de Formação Cultural, Contagiarte - Porto

Começa em Outubro

Nesta Oficina serão trabalhados os signos teatrais: geografia cénica, corpo, acção e texto.
Os participantes serão convidados a criar os artifícios de uma peça de teatro e ao longo deste percurso, verão afinal que estes artifícios têm de ser verdadeiros e vindos do fundo da alma.
Numa primeira fase da oficina, as actividades centram-se no jogo, no prazer de jogar e estar com os outros (semelhante ao gozo do actor em representar e contracenar). Despertado o corpo, desinibida a mente, virá a movimentação no palco através de exercícios de improvisação. Complementando estes elementos virá o texto. Mediante o excerto de peças de teatro, aos participantes será colocado o desafio de articular tudo isto de uma forma verdadeira e universal (compreensível para todos).

Pegaremos em textos da dramaturgia ocidental, onde o texto é crucial e abundante, encarnaremos personagens, mas sem esquecer o corpo e as acções. O silêncio é tão ou mais importante do que as palavras, as relações entre as pessoas estabelecem-se por fios invisíveis e indizíveis. Por isso, nesta oficina iremos lentamente, tecer esses fios que seguram a teia de uma peça de teatro.

Como o público é o elemento essencial do teatro, ele não poderia ser esquecido. Assim sendo, grande o objectivo, ou a meta final, deste Teatro I é o levantamento, montagem e apresentação de um espectáculo de teatro.

Teatro I
Iniciação
Sexta-feira: 20h00-22h00
Mensalidade: 30Eur

Teatro II
Intermédios
Quarta-feira: 20h00-22h00
Mensalidade: 30Eur

Orientadora: Margarida Fernandes

MARGARIDA FERNANDES é actriz e professora de expressão dramática de crianças, adolescentes e idosos. Já encenou A Casa de Bernarda Alba de Federico García Lorca. Participou como autora dos textos do espectáculo de teatro Um Acordar Cinzento e Cheio de Sono. Recentemente descobriu o gosto por ser Criadora e Contadora de Histórias. Vive no Porto.

Mais informações em http://www.contagiarte.pt/centroformacaocultural/formacao/formacao-fixa/teatro