quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Oficina de Teatro Lisboa NOVAS DATAS

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ FINAL DE SETEMBRO
Inicio – 1 Outubro 2009

Introdução:
O objectivo desta oficina é dar ao participante elementos constituintes da representação teatral e movimento contemporâneo, dando-lhes as bases para que possam trabalhar e criar um espectáculo/performance com base no trabalho de monólogos, pequenas cenas e composição corporal na sistematização do seu processo criativo. A improvisação será outro elemento essencial a ser desenvolvido bem como a análise de textos. Explora-se o movimento do corpo através de exercícios que visam aumentar a consciência corporal e postural. Desenvolve-se a utilização do corpo no espaço, fazendo uso da improvisação e do trabalho criativo, interpretativo e sensorial. O objectivo principal é solicitar ao corpo actividade, preparação e versatilidade. Pôr o corpo em movimento trabalhando-o de uma forma construída, organizada para que possa usufruir da sua liberdade em consciência. As aulas tem início no chão fazendo-se uma progressão para a vertical estabelecendo-se assim diferentes relações do corpo com a gravidade. A prática inclui a improvisação e a composição, a pesquisa de movimento, individualmente ou em grupo, procurando potencialidades, qualidades coreográficas e, sobretudo, a presença dum corpo consciente e expressivo.

Público Alvo:
Todos os interessados que queiram realizar uma experiencia nas Artes de Palco/Teatro. Não necessitam de ter experiência, todos os participantes irão passar por todas as etapas do processo de iniciação

Duração: 4 Meses Horário: Quartas e quintas das 20 às 22 horas

Professores:
Movimento:
Yann Gibert (França, Lyon), coreógrafo e executante. O seu corpo instrumento de trabalho é construído sobre a valorização da identidade e coreografado como material dramático. Nos últimos anos criou 3 solos curtos “FACE” “Daqui Posso_Agora eu Penso“ – “6 juin 2003” e um trio (“3 Times” em colaboração com a Renata Catambas), após o questionamento do seu personagem no seu interior contexto teatral. Como um coreógrafo o seu trabalho foi produzido por: TDMI: FEE, BESA ME, NUL SI Découvert (2002/2004) – CEM / Casa dos Dias de Água: 1,2,3 PARA 1 BOY (2006) – EIRA 33: ARTISTA DO CORPO (2007) – Fórum Dança / IFP: Daqui EU POSSO / AGORA EU PENSO (2007) – NEC / O Espaço do Tempo / Fundação Serralves: 3 vezes (2007) – Festa da Dança 2008 / ZDB Negocio: 6 juin 2003 (2008)· Como um executante têm trabalhado com: Miguel Pereira: EURODANCE (projecto em curso) – Ana Borralho / João Galante: SEXY M / F – Sónia Gomez: EGOMOTION – Régine Chopinot: OCCC (hóspede sobre o processo) – André Murraças: untitled – PECA PARA UMA GALERIA. Além de sua criação artística Yann Gibert também realiza oficinas de composição baseada na reunião de uma certa sistematização do seu processo criativo de cada participante. Está em preparação a sua participação no projecto EURODANCE, coordenado por Miguel Pereira, uma peça para 6 bailarinos emigrantes europeus que vivem em Portugal há vários anos…

Interpretação:
João Rosa, actor e encenador. Participou em várias série e novelas como actor em particular destaque na série “SOS CRIANÇAS” (TVI). Criou e encenou os espectáculos; “Desassossego” comédia sexual, “E Sexo?! Não se fala de Sexo? …” baseado no livro de Isabel Stilwell (Guia para ficar a saber ainda menos sobre as mulheres), “As Férias” teatro mudo (performance teatral de rua), Antes de Começar” de Almada Negreiros infanto-juvenil.

Trabalhos de Cariz experimental como docente: “A Enfermaria” uma ideia do filme “Voando sobre um ninho de cucos” trabalho realizado a partir da 2ª Edição das Oficinas de Teatro, “Dissonâncias Instaladas” de vários autores como; Helder Costa, Rodrigo Corte entre outros trabalho final do 3º módulo das Oficinas de Teatro para seniores, “A Casa de Bernarda Alba” de Federico Garcia Lorca trabalho experimental do 2º módulo das Oficinas de Teatro sénior, “Degraus” baseado nas vivências dos participantes das oficinas de Teatro sénior módulo I. “Nem por Isso” trabalho final da oficina de teatro em horário pós-laboral.

Trabalhos de criação: “Zé das Couves” comédia musical, “Chapelinho Rosa Shock” infantil musical baseado na história do Capuchinho Vermelho, “Brain Storm” baseado nos textos de William Shaskespeare, Oscar Wilde, Eurípedes e Brecht.

Dirigiu a componente artística do Fórum Cultural de Alverca nos anos de 2001 a 2005 onde realizou somente peças de cariz experimental. Programou e produziu mais de 60 espectáculos em sala e ao ar livre entre música, dança e teatro. Colabora regularmente com o Teatro Nacional São Carlos, onde já participou na Opera “SALOMÉ” “Siegfried”conjunto da tetralogia de Wagner temporada 2008/2009, “DIE WALKURE” de Richard Waguer e “MARIA DE BUENOS AIRES” opereta de Astor Piazzolla temporada 2006/07.

Nos seus estudos fez uma abordagem à teoria da cultura, estudos comunicacionais e perspectivas diversas da significação contemporânea, dirigido por Luís Carmelo (prof. universitário, autor e romancista). Fez um estudo de colocação de técnicas verticais, postura e alinhamento numa perspectiva de mobilidade no [CEM]. Participou em vários workshops de interpretação/teatro. Participou em seminários organizados pelo I.F.I.C.T. em colaboração com o instituto Internacional de Teatro Mediterrâneo. “Aristófanes no seu contexto histórico” com a Dra. Hélia Correia (faculdade de letras de Lisboa). “Teatro e Educação Democrática” sob a orientação do Prof. José Monleón. Aulas teóricas e práticas cénicas sob a orientação do Prof. José Monleón e Adolfo Gutkin. Iniciou a sua formação de corpo e voz com Edward Fão no já extinto Teatro de Bolso no antigo Teatro da Graça, e oficinas de interpretação teatral com João Ricardo no Teatro da Trindade. Frequentou no “CECOA” entidade homologada pelo instituto de emprego e formação profissional a formação pedagógica de formadores com os seguintes objectivos; Conceber e preparar uma intervenção pedagógica.

Actualmente incrementa as Oficinas de Teatro com o intuito de fomentar o interesse pelas artes de palco e performativas tanto na óptica do executante como no espectador e paralelamente a esse trabalho desenvolve pesquisas/procura de novas estéticas cénicas/teatrais.

Temática das Performances:
“A sociedade de hoje”

Trabalho performativo:
Após 2 meses, apresentação de 1 performance (em público)

Trabalho Final:
Fevereiro 2010 com apresentação teatral (em público)

Custo:
€ 80,00/mês

Solicite a sua ficha de inscrição:
E-mail: producoesteatrais@iol.pt
Tel: 93 823 85 65
Website: www.joaorosaoficinasteatro.wordpress.com
Filme: http://www.youtube.com/watch?v=TvxJk0byy2w

Local:
Espassus Atl Carnide Centro
Morada: Rua dos Táxis Palhinhas - Carnide | Ponto de referência: Igreja da Luz e Junta de freguesia de Carnide.