terça-feira, 24 de novembro de 2009

Atelier de Dança Contemporânea - Lisvoa

eira33 apresenta
atelier de dança contemporânea
métodos de criação e composição com Carlota Lagido

Formato: laboratório trimestral com uma sessão semanal de duas horas e meia, iniciando-se com preparação física, seguindo-se de prática criativa através da improvisação, experimentação e pesquisa.

Objectivos: potenciar as capacidades criativas de cada interveniente, partilhando metodologias, materiais e suportes utilizados nos processos criativos de Carlota Lagido. Proporcionar um espaço onde cada interveniente possa experimentar e concretizar ideias e projectos. No final de cada trimestre haverá uma apresentação pública e informal do trabalho resultante do atelier.

CARLOTA LAGIDO | Tenho 44 anos. Fui bailarina de dança contemporânea, sou coreógrafa e figurinista e gosto de fazer muitas outras coisas ligadas ao design e às artes visuais.

Iniciei o meu trabalho como bailarina em 1987 na Companhia de dança de Lisboa, onde trabalhei com Mark Haim, e Rui Horta. Depois de ser despedida porque não era capaz de dançar com contagens, conheci o Francisco Camacho com quem trabalhei intensamente como intérprete até 2005. Gostei particularmente de participar em peças como "Dom São Sebastião", "Gust" e "Live|evil-Evil|live". Fui mencionada como a sua “bailarina fetiche”.

Durante os anos noventa tive também o prazer de conhecer e trabalhar com Joana Providência (Mecanismos") e Meg Stuart (Disfigure Study).

No meu trabalho, de característica multidisciplinar, abordo questões relativas à identidade e auto biografia. O trabalho em vídeo tem sido um elemento recorrente em peças como Histórias que a minha mãe nunca me contou (Festival X | 2000), “BB2”( EIRA/ Serralves em Festa 2004), "Ugly" (EIRA/Citemor/Temps d’Image MC/IA) ou "Self" (EIRA/Casa d’os dias da Água/MC/IA). Em 2009 criei “Monster” para 14 intérpretes (Eira33)

Trabalhei com Francisco Camacho, Miguel Bonneville, Sara Vaz, Abraham Hurtado, Rita Só, Bárbara Lagido e Tânia Carvalho como intérpretes. Desta última destaco a sua participação na performance “notforgetnotforgive”, apresentada na festa do aniversário do Museu Berardo em 2008. Em 2009 apresentei Monster no espaço eira33, com 14 intérpretes. Os meus colaboradores criativos de eleição são Fernando Fadigas (som), Miguel Santos/ Blindvision (vídeo).

Desenho figurinos para espectáculos de dança e teatro, desde 1989. Trabalhei para Vera Mantero, Lucia Sigalho, Francisco Camacho, Paula Castro, Filipa Francisco, Meg Stuart, Clara Andermatt, Paulo Ribeiro, João Fiadeiro, João Galante, Nuno M. Cardoso e Aldara Bizarro. Em 2009 colaborei com Margarida Mestre no seu último projecto e fiz os figurinos para a peça de teatro Emília Galotti de Nuno M. Cardoso. Faço assistência de guarda-roupa em filmes publicitários.

Desde 2008 dou aulas de pesquisa e criação coreográfica na eira33. Sou professora convidada da Oficina de Dança contemporânea para Seniores na eira33 e faço um Atelier para crianças, integrado no meu projecto Histórias do meu lixo.

Sou membro da direcção de programação no espaço eira33 e dedico-me a muitas outras tarefas dentro desta estrutura.

inscrições abertas
35€ mensais
início # 2 de Dezembro 2009(quarta-feira)
Horário normal: segundas-feiras | 19.30h -22.00h
info: tel: 21 353 09 31 | t.m.: 91 255 51 00| eirageral@gmail.com

eira33
rua camilo castelo branco 33, 1º 1150-083 Lisboa
[metro: marquês # edifício bombeiros lisbonenses]
e-mail: eirageral@gmail.com
http://eira33.blogspot.com
tel: 21 353 09 31 | fax: 21 353 09 32 | t.m.: 91 255 51 00

direcção de programação
Carlota Lagido, Francisco Camacho, João Oliveira