Nos próximos dias 6, 7, 13 e 14 Fevereiro, realiza-se na Restart a segunda edição do workshop de Sistemas Interactivos para Som e Imagem com formação de André Sier .
O objectivo desta formação é fazer uma introdução à criação de programas interactivos com imagem e som, utilizando ferramentas de software como o MaxMSP e Processing. Permitir a aquisição de noções fundamentais de programação visual em MaxMSP e programação textual em Processing. Fornecer métodos de análise e utilização de parâmetros do som e da imagem em tempo real e ainda fazer uma introdução à criação de interfaces interactivos à base de câmaras, som, sensores e controladores MIDI.
Sistemas Interactivos para Som e Imagem
Os conteúdos da formação incluem a introdução ao Processing e ao Max msp, às potencialidades da geração de conteúdos sonoros e imagéticos interactivos em tempo real; a introdução aos elementos básicos das linguagens de programação: tipos de dados, funções, classes (processing), mensagens, objectos, listas, patch cords (maxmsp); a construção de programas para imagem e som em processing e maxmsp; a análise do sinal áudio em tempo real (rms, envelope follower, fft, beat detection,...); a análise do sinal vídeo em tempo real (histograma, color tracking, blobs, ...); os controladores midi, sensores, joysticks, etc, c omo interfaces aos nossos programas; a concepção de algoritmos de áudio, vídeo e 3-d em tempo-real; a interconexão dos parâmetros áudio e vídeo; a Gravação de sons e imagens e criação de programas standalone e a concepção e implementação de sistemas interactivos para instalações e performances interactivas.
Estas acções de formação, com 24 horas de duração, destinam-se a estudantes de artes, imagem, audiovisuais, som e engenharias aplicadas e também a criadores ligados à produção em ambientes digitais com imagem e som.
No final do workshop os alunos deverão conseguir criar sistemas interactivos para som e imagem, com especial incidência na criação de instalações e interfaces para performances interactivas.
FORMADOR
André Sier
Artista-programador audiovisual. Licencia-se em Filosofia pela FCSH em 2005, tendo também estudado Pintura e Escultura no Ar.Co. Tem vindo a produzir objectos que instala em espaços expositivos desde 1997. Os objectos procuram deslindar conexões entre o espaço e o tempo recorrendo à programação de estruturas algorítmicas de som e de imagem. Destaca as séries struct, 747, Corrida Espacial, trabalhos que propõem experiências imersivas em espaços virtuais abstractos, muitas vezes recorrendo apenas a elementos específicos dos espaços, como os sons capturados por microfones e o movimento analisado por câmaras, ou então sintetizando experiências regradas por matemáticas generativas e caóticas em ambientes 3d.
+ informações
Ana Lopes
Telefone| 21.3609450
e-mail | info@restart.pt
http://www.restart.pt
NOVO ESPAÇO
Rua Quinta do Almargem, nº 10
Belém