sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Workshops Visões Úteis - Porto

Encontram-se abertas as inscrições para as próximas actividades do Serviço Educativo do Visões Úteis:

AULAS DE TEATRO, com Ana Azevedo
A partir de 15 Janeiro 2010

Pretende-se abordar noções básicas de técnicas teatrais, explorando exercícios que consistem essencialmente no trabalho em grupo e no conhecimento pessoal. Estas aulas têm a particularidade de acompanharem os projectos da companhia, trabalhando temas que estão a ser explorados para a construção dos mesmos.

Destinatários: Jovens e adultos, a partir dos 14 anos
Local: Fábrica Social, no espaço do Visões Úteis, às Sextas das 18h30 às 20h30.
Preço: 25 euros /mês

Ana Azevedo nasceu em Vila Nova de Famalicão em 1979.
Formada no Balleteatro, Escola Profissional de Teatro do Porto e com pós-graduação em Texto Dramático da Faculdade de Letras do Porto. Frequentou, também, o Curso Superior de Tecnologias da Comunicação Audiovisual. Exerce a actividade de professora de teatro no Balleteatro e coordenadora do Serviço Educativo da Companhia Visões Úteis, onde também participa em alguns projectos como actriz.


WORKSHOP de VOZ,
com Marina Freitas

De 4 Fevereiro a 17 Junho 2010

Pretende-se desenvolver as capacidades respiratórias, fonadoras, de articulação e de projecção vocal de cada formando, tendo em conta as suas características individuais. Desta forma os participantes poderão explorar e aperfeiçoar as suas competências de expressão e comunicação.

Destinatários: Maiores de 18 anos que dominem a língua portuguesa e utilizem a voz como ferramenta de trabalho na sua vida profissional.
Local: Fábrica Social, no espaço do Visões Úteis, às Quintas das 19h às 21h.
Preço: 20 euros (inscrição) + 40 euros x 5 meses

Marina Freitas nasceu no Porto em 1979.
É licenciada em Teatro / Estudos Teatrais com especialização em voz pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto.
Teve formação na área de voz com as seguintes pessoas: Maria João Serrão, António Salgado, Maria Luís França e Luís Madureira.
Lecciona cursos de voz falada desde 2003.


ENTRE VIAGENS, com Ana Vitorino e Carlos Costa
Nos dias 20 e 21 Fevereiro 2010

Neste workshop entrará em contacto com as metodologias de trabalho e escrita do Visões Úteis na área da Arte na Paisagem e participará no processo criativo do projecto "A Língua das Pedras", uma instalação audiovisual que integrará as comemorações dos 1100 anos de criação da Ordem de Cluny. O workshop centra-se no trabalho desenvolvido durante duas viagens (pelo norte e sul da Europa) que marcam a fase de investigação deste projecto. Os participantes irão trabalhar a partir dos materiais recolhidos na primeira viagem e colaborarão na definição da abordagem da segunda viagem.

Destinatários: Estudantes e Profissionais das Artes Performativas, Vídeo, Artes Visuais e Arquitectura
Local: Fábrica Social, no espaço do Visões Úteis, das 14h30 às 18h30
Preço: 30€

Visões Úteis (Porto, 1994) é um projecto artístico, de raíz teatral, que se produz a si próprio, um projecto pluridisciplinar, marcadamente de autor, consciente da sua responsabilidade social e política para com as comunidades envolventes e que tem conhecido uma progressiva internacionalização.
A Direcção Artística é de Ana Vitorino e Carlos Costa.

Para inscrições e informações mais detalhadas acerca dos conteúdos:

Visões Úteis
Fábrica Social
Rua da Fábrica Social s/n
4000-201 Porto
E-mail: mail@visoesuteis.pt
Tlf: (+351) 22 200 6144