Apresentação
A CultIdeias promove a 2ª e 3ª edições do Curso de Especialização Profissional em Gestão de Organizações e Projectos Culturais.
Este curso emerge da necessidade manifestada por diversas organizações e profissionais em investirem numa formação específica nesta área, promotora de conhecimentos e competências essenciais, numa sociedade contemporânea plena de desafios e em mudança permanente.
O dinamismo e a interdisciplinaridade da formação procura instigar a reflexão, a capacidade crítica e a discussão em torno do sector cultural mas também noutras áreas transversais, tais como as artes, educação, património, turismo, economia, comunicação, direito, gestão e programação, entre outras.
Esta transversalidade dos conteúdos programáticos associada à partilha de experiências entre os diversos profissionais e os formadores proporcionará a consolidação de saberes e práticas e constituirá um desafio para todos.
Esta é a proposta da CultIdeias…
Conteúdos Programáticos e Calendarização – 2ª Edição
Módulo I – Cultura, Desenvolvimento e Políticas Culturais (12 H)
Formadores: 1 conferencistas - a confirmar
Datas: 19 e 20 de Abril de 2010
Módulo II – Cidades e Cultura (12 H)
Formadores: Carlos Fortuna e Claudino Ferreira
Datas: 3 e 4 de Maio
• Culturas urbanas
• A cultura nas políticas de cidade
• As cidades criativas
• Culturas e estilos de vida urbanos
• Património, memória e requalificação urbana
Módulo III - Programação e Consumos Culturais (12 H)
Formadores: Miguel Honrado e Paula Abreu
Datas: 17 e 18 de Maio
Parte 1
• A programação cultural como factor de desenvolvimento
• Programação e diversidade cultural
• Programação, globalização e identidades
• O mercado da cultura
• Programar para o consumo ou para a cidadania
• Programação e entretenimento
Parte 2
• Consumo e consumo cultural: qual a diferença?
• Mercados, bens e consumos culturais nas sociedades contemporâneas.
• A estrutura da esfera cultural em Portugal e as suas transformações recentes;
• Cultura, práticas, consumos e públicos: definições e distinções conceptuais.
• Factores estruturais da prática e do consumo cultural.
• As relações entre artistas, instituições e públicos: Para que servem os públicos? Porque os queremos conhecer?
• Estudos de públicos: aspectos metodológicos e instrumentos de trabalho.
Módulo IV – Estratégias de Programação Cultural (18 H)
Formadores: Rui Horta, Bárbara Coutinho e Rui Mota
Datas: 31 de Maio, 1 e 2 de Junho
Parte 1
• Programar as artes do palco
• As co-produções, os festivais, as mostras, os ciclos
• A programação em rede
• As itinerâncias
• Os apoios à programação
• As residências artísticas
• Estudo de casos e boas práticas
Parte 2
• A definir
Parte 3
• O mercado da música (o clássico e o alternativo)
• Programar a música (conceitos, estratégias, práticas)
• Programação em rede (Holanda: um "case study")
• As itinerâncias e as "tournées" (práticas europeias)
• Os apoios à programação (o que existe e o que falta fazer)
• As co-produções, as feiras, os festivais (Womex: um “case-study”)
Módulo V – Património e Desenvolvimento Cultural (12 H)
Formador: a confirmar
Datas: 14 e 15 de Junho
• A definir
Módulo VI – Mediação Cultural (12 H)
Formadora: Madalena Victorino
Datas: 28 e 29 de Junho
• Estratégias de comunicação e dinâmica de grupos
• Desafios da mediação e práticas pedagógicas
• A captação, formação e fidelização de públicos
• O serviço educativo: organização, concepção de materiais e projectos
Módulo VII – Especificidades do Enquadramento Jurídico do Sector Cultural (12H)
Formadores:Nuno Gonçalves e Jorge Pinto
Datas: 12 e 13 de Julho
• A importância do Direito de Autor, integrado na Propriedade Intelectual.
• O âmbito do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
• O desenvolvimento histórico.
1.O sistema continental
2.O sistema anglo - saxónico
• A construção internacional do Direito de Autor. Os tratados e Convenções.
1.A convenção de Berna;
2.A convenção de Roma,
3.A OMC e o TRIPS
• Os tratados OMPI de 96.
• As Directivas Comunitárias.
• A noção de obra protegida. Os tipos de Obra.
• Os direitos patrimoniais.
• O direito moral.
• As concepções sobre o Direito de Autor.
• As faculdades de utilização da obra:
1.O direito de reprodução;
2.O direito de comunicação pública;
3.O direito de distribuição;
4.O direito de aluguer;
5.O direito de comodato.
• A autoria e a titularidade das obras.
• O prazo de protecção.
• O domínio público.
• A cessão e transferência dos direitos. Os contratos.
• As excepções ao direito de Autor.
• A cópia privada.
• A gestão Colectiva dos direitos.
• O tratado OMPI sobre o direito de Autor de 1996.
• Directiva sobre o Direito de Autor na Sociedade da Informação: Análise do texto.
Parte 2
• A actividade cultural enquanto actividade económica
• O artista – Sujeito Económico individual
1.Profissional liberal
2.Empresa em nome individual
• A companhia – Sujeito Económico colectivo
1.Empresas Comerciais
2.Entidades sem fins lucrativos
• Agentes Culturais – Empresa prestadora de serviços
1.Regras de contratação pública
• O IVA sobre actividade cultural
1.Do artista
2.Do agente cultural
3.Do produtor
• Espectáculos - entradas gratuitas
1.Auto liquidação
2. Direito à dedução
• Obrigações Fiscais e Declarativas dos sujeitos passivos
• Mecenato Cultural
• Benefícios fiscais
Módulo VIII: Gestão de Equipas em Projectos Culturais (12 H)
Formadora: Rosária Murça
Datas: 26 e 27 de Julho
• Gestor/dirigente: competências e funções
• Gerir, coordenar e orientar (definições); delegação e controlo das tarefas;
• A equipa de projecto – liderança e motivação;
• A formação e gestão de equipas;
• Modelos e estilos de liderança.
• Controlo da actividade: a definição de objectivos; o planeamento das actividades; distribuição das
tarefas a desenvolver; técnicas de trabalho em equipa; acompanhamento e monitorização;
• A avaliação e análise de resultados (relatório /propostas de intervenção/mudança).
Módulo IX: Turismo e Cultura (12 H)
Formador:Luis Mota Figueira
Datas: 13 e 14 de Setembro
* a definir
Módulo X: Comunicação Cultural (18 H)
Formadores: Paulo Oliveira, Carlos Pinto Coelho, Inês Bettencourt da Câmara
Datas:27,28 e 29 de Junho
Parte 1
• Introdução à comunicação gráfica
• Formato Digital vs. Formato Impresso
• Formatos de imagem
• Modelos de Cor
• Ficheiros de saída
• Gestão de Conteúdos
• Plataformas/linguagens de entendimento cliente vs. fornecedor;
• Estudo de casos
Parte 2
• O papel da comunicação cultural na captação de públicos
• A promoção e a divulgação cultural: estratégias, meios, ferramentas e instrumentos
• As agendas culturais
• A imprensa especializada
• Publicidade e cultura
• A comunicação social e a cultura
Parte 3
• Marketing Cultural
• Marketing: uma estratégia, ferramenta ou atitude?
• Para além do óbvio, segmentação dos públicos
• Branding e posicionamento
• Marketing-mix cultural
• O plano de marketing
Módulo XI: Gestão de Projectos Culturais (18 H)
Formador: Vitor Martelo
Datas: 13,14 e 15 de Outubro
• A definir
Módulo XII: Financiamento de Projectos Culturais (12 H)
Formadores:José Soares Neves e Vítor Martelo
Datas: 8 e 9 de Novembro
• Fontes de financiamento: financiamento público nacional, misto e privado; financiamento público da
União Europeia e financiamento público internacional;
• As fontes privadas: patrocínio, mecenato cultural e apoios à divulgação;
• A elaboração do dossiê de apoios e patrocínios
Módulo XIII: Enquadramento Internacional do Sector Cultural(12 H)
Formador: José Ramon Insa Alba
Datas: 21 e 22 de Outubro
a definir
Módulo XIV: Visita de Estudo a Barcelona ou Berlim (30h – opcional)
Programa a definir tendo em conta o contacto com diversas organizações
Conteúdos Programáticos e Calendarização – 3ª Edição
Módulo I – Cultura, Desenvolvimento e Políticas Culturais (12 H)
Formadores: 4 conferencistas - a confirmar
Datas:29 e 30 de Março de 2010
Módulo II – Cidades e Cultura(12 H)
Formadores:Carlos Fortuna e Claudino Ferreira
Datas: 12 e 13 de Abril de 2010
• Culturas urbanas
• A cultura nas políticas de cidade
• As cidades criativas
• Culturas e estilos de vida urbanos
• Património, memória e requalificação urbana
Módulo III - Programação e Consumos Culturais (12 H)
Formadores: Miguel Honrado e Paula Abreu
Datas: 26 e 27 de Abril de 2010
Parte 1
• A programação cultural como factor de desenvolvimento
• Programação e diversidade cultural
• Programação, globalização e identidades
• O mercado da cultura
• Programar para o consumo ou para a cidadania
• Programação e entretenimento
Parte 2
• Consumo e consumo cultural: qual a diferença?
• Mercados, bens e consumos culturais nas sociedades contemporâneas.
• A estrutura da esfera cultural em Portugal e as suas transformações recentes;
• Cultura, práticas, consumos e públicos: definições e distinções conceptuais.
• Factores estruturais da prática e do consumo cultural.
• As relações entre artistas, instituições e públicos: Para que servem os públicos? Porque os queremos conhecer?
• Estudos de públicos: aspectos metodológicos e instrumentos de trabalho.
Módulo IV – Estratégias de Programação Cultural (18 H)
Formadores: Rui Horta, Bárbara Coutinho e Rui Mota
Datas: 10,11 e 12 de Maio de 2010
Parte 1
• Programar as artes do palco
• As co-produções, os festivais, as mostras, os ciclos
• A programação em rede
• As itinerâncias
• Os apoios à programação
• As residências artísticas
• Estudo de casos e boas práticas
Parte 2
• A definir
Parte 3
• O mercado da música (o clássico e o alternativo)
• Programar a música (conceitos, estratégias, práticas)
• Programação em rede (Holanda: um "case study")
• As itinerâncias e as "tournées" (práticas europeias)
• Os apoios à programação (o que existe e o que falta fazer)
• As co-produções, as feiras, os festivais (Womex: um “case-study”)
Módulo V – Património e Desenvolvimento Cultural (12 H)
Formador: a confirmar
Datas: 24 e 25 de Maio de 2010
• a definir
Módulo VI – Mediação Cultural (12 H)
Formadora: Madalena Victorino
Datas: 7 e 8 de Junho de 2010
• Estratégias de comunicação e dinâmica de grupos
• Desafios da mediação e práticas pedagógicas
• A captação, formação e fidelização de públicos
• O serviço educativo: organização, concepção de materiais e projectos
Módulo VII – Especificidades do Enquadramento Jurídico do Sector Cultural (12H)
Formadores:Nuno Gonçalves e Jorge Pinto
Datas: 21 e 22 de Junho de 2010
• A importância do Direito de Autor, integrado na Propriedade Intelectual.
• O âmbito do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
• O desenvolvimento histórico.
1.O sistema continental
2.O sistema anglo - saxónico
• A construção internacional do Direito de Autor. Os tratados e Convenções.
1.A convenção de Berna;
2.A convenção de Roma,
3.A OMC e o TRIPS
• Os tratados OMPI de 96.
• As Directivas Comunitárias.
• A noção de obra protegida. Os tipos de Obra.
• Os direitos patrimoniais.
• O direito moral.
• As concepções sobre o Direito de Autor.
• As faculdades de utilização da obra:
1.O direito de reprodução;
2.O direito de comunicação pública;
3.O direito de distribuição;
4.O direito de aluguer;
5.O direito de comodato.
• A autoria e a titularidade das obras.
• O prazo de protecção.
• O domínio público.
• A cessão e transferência dos direitos. Os contratos.
• As excepções ao direito de Autor.
• A cópia privada.
• A gestão Colectiva dos direitos.
• O tratado OMPI sobre o direito de Autor de 1996.
• Directiva sobre o Direito de Autor na Sociedade da Informação: Análise do texto.
Parte 2
• A actividade cultural enquanto actividade económica
• O artista – Sujeito Económico individual
1.Profissional liberal
2.Empresa em nome individual
• A companhia – Sujeito Económico colectivo
1.Empresas Comerciais
2.Entidades sem fins lucrativos
• Agentes Culturais – Empresa prestadora de serviços
1.Regras de contratação pública
• O IVA sobre actividade cultural
1.Do artista
2.Do agente cultural
3.Do produtor
• Espectáculos - entradas gratuitas
1.Auto liquidação
2. Direito à dedução
• Obrigações Fiscais e Declarativas dos sujeitos passivos
• Mecenato Cultural
• Benefícios fiscais
Módulo VIII: Gestão de Equipas em Projectos Culturais (12 H)
Formadora: Rosária Murça
Datas: 5 e 6 de Julho de 2010
• Gestor/dirigente: competências e funções
• Gerir, coordenar e orientar (definições); delegação e controlo das tarefas;
• A equipa de projecto – liderança e motivação;
• A formação e gestão de equipas;
• Modelos e estilos de liderança.
• Controlo da actividade: a definição de objectivos; o planeamento das actividades; distribuição das
tarefas a desenvolver; técnicas de trabalho em equipa; acompanhamento e monitorização;
• A avaliação e análise de resultados (relatório /propostas de intervenção/mudança).
Módulo IX: Turismo e Cultura (12 H)
Formador:Luis Mota Figueira
Datas: 19 e 20 de Julho de 2010
* a definir
Módulo X: Comunicação Cultural (18 H)
Formadores: Paulo Oliveira, Carlos Pinto Coelho, Inês Bettencourt da Câmara
Datas:6,7 e 9 de Julho de 2010
Parte 1
• Introdução à comunicação gráfica
• Formato Digital vs. Formato Impresso
• Formatos de imagem
• Modelos de Cor
• Ficheiros de saída
• Gestão de Conteúdos
• Plataformas/linguagens de entendimento cliente vs. fornecedor;
• Estudo de casos
Parte 2
• O papel da comunicação cultural na captação de públicos
• A promoção e a divulgação cultural: estratégias, meios, ferramentas e instrumentos
• As agendas culturais
• A imprensa especializada
• Publicidade e cultura
• A comunicação social e a cultura
Parte 3
• Marketing Cultural
• Marketing: uma estratégia, ferramenta ou atitude?
• Para além do óbvio, segmentação dos públicos
• Branding e posicionamento
• Marketing-mix cultural
• O plano de marketing
Módulo XI: Gestão de Projectos Culturais (18 H)
Formador: Vitor Martelo
Datas: 20, 21 e 22 de Setembro de 2010
• a definir
Módulo XII: Financiamento de Projectos Culturais (12 H)
Formadores:José Soares Neves e Vítor Martelo
Datas: 11 e 12 de Outubro de 2010
• Fontes de financiamento: financiamento público nacional, misto e privado; financiamento público da
União Europeia e financiamento público internacional;
• As fontes privadas: patrocínio, mecenato cultural e apoios à divulgação;
• A elaboração do dossiê de apoios e patrocínios
Módulo XIII: Enquadramento Internacional do Sector Cultural(12 H)
Formador: José Ramon Insa Alba
Datas: 18 e 19 de Outubro de 2010
a definir
Módulo XIV: Visita de Estudo a Barcelona ou Berlim (30h – opcional)
Programa a definir tendo em conta o contacto com diversas organizações
Destinatários
Profissionais do sector cultural e criativo, artistas, criadores, mediadores culturais, dirigentes associativos, gestores, produtores e programadores culturais, decisores políticos e quadros da administração pública; profissionais do terceiro sector e da economia social, empresários e empreendedores da cultura e outros interessados
Horário
Segunda, Terças e algumas quartas-feiras - das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30 quinzenalmente.
Certificação
No final do curso será emitido um Certificado de Especialização Profissional com a menção da classificação obtida pelo formando.
A certificação da frequência em módulos específicos será feita através da emissão de um Certificado de Participação.
Custo de Inscrição e Modalidade de Pagamento
Curso: 1.100 € *
Curso + Visita a Barcelona ou Berlim: 1.600 € * (Inclui: Viagem, alojamento em quarto duplo e almoços)
Nota: Uma organização que adquira a totalidade do curso pode indicar pessoas diferentes para frequentar diferentes módulos.
Módulo: 150 € *
Em situações excepcionais poderão ser admitidas inscrições parciais (apenas para alguns módulos).
Entre duas e seis prestações em calendário a acordar e contratualizar individualmente não aplicável à inscrição de módulos individuais.
Os pagamentos podem ser feitos através de dinheiro, cheque à ordem de Cultideias, Lda. ou ainda através de transferência bancária para o NIB 0018 0003 1308 8190 0204 2 – Banco Santander Totta. Neste caso, deverá ser entregue cópia do comprovativo de pagamento dentro dos prazos estabelecidos.
* ISENTO de IVA
Local
2ª Edição – Almada – Núcleo Empresarial Nova Almada Velha
3ª Edição – Évora - Sala de formação – DATAlentejo/Évora
Data limite de inscrição:
Prazo de Pré-Inscrição para a 2ª Edição - Almada - 12 de Abril
Prazo de Pré-Inscrição para a 3ª Edição - Évora - 22 de Março
* O curso só terá lugar no caso de haver um número mínimo de inscrições.