terça-feira, 16 de março de 2010

Terapias Expressivas: Contributos para a Intervenção em Contextos Social, Educativo e de Saúde - Évora

Apresentação
A arte (seja ela dança, música, expressão plástica, escrita ou dramática) é ancestralmente conhecida como forma de expressão autêntica, pela qual o ser humano comunica e mergulha num plano de auto-conhecimento. Viver estes processos, aliados ao uso da palavra, permite restabelecer o fluxo natural do auto-conhecimento e do bem-estar, que se pretende em intervenções de natureza pessoal, relacional e social, nos diferentes contextos de saúde, educação e social.

Competências a adquirir
No final da formação, o(a) formando(a) deverá se capaz de:
• Conhecer as terapias expressivas;
• Adquirir estratégias de intervenção, com recurso a metodologias expressivas;
• Fomentar a reflexão sobre a utilização destas metodologias com problemas e populações específicas.

Conteúdos Programáticos
• Introdução às terapias expressivas e seus diferentes mediadores (expressão plástica, música, movimento, drama e escrita);
• Modelos teóricos de suporte às terapias expressivas;
• O recurso às Terapias Expressivas como metodologia de auto-conhecimento e promoção do desenvolvimento;
• Metodologias Expressivas para diferentes contextos de intervenção (individual/grupo);
• O trabalho focado sobre os processos “normais” do desenvolvimento humano;
• Aplicações diferenciadas dos vários mediadores artísticos;
• A utilização das terapias expressivas nos diferentes contextos: social, educativo e de saúde;
• Intervenção com populações e patologias específicas (por exemplo, crianças com problemas de desenvolvimento, adolescentes com comportamentos de risco, grupos de risco social, perturbações de ansiedade, comportamentos aditivos, perturbações da sexualidade, perturbações do comportamento alimentar);
• Vantagens da aplicação de metodologias expressivas em diferentes contextos de intervenção

Destinatários
Professores, educadores, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, animadores, mediadores, médicos, enfermeiros, terapeutas e outros profissionais das áreas educativa, social e da saúde e ainda estudantes e outros interventores/interessados.

Formadoras
Patrícia Claudino: Psicóloga; Arte-Terapeuta Intermodal; Licenciada em Psicologia pela Universidade de Évora; Máster em Arte-Terapia Intermodal e Desenvolvimento Humano, pelo Institut de Sociologie i Psicologie Aplicades (Barcelona), em Articulação com a European Graduate School, Universidade de Leuk (Suíça)

Marta Duarte: Psicóloga; Dança-Movimento-Terapeuta; Licenciada em Psicologia pela Universidade de Évora; Psicoterapeuta por Movimento e Dança, formada pelo centro BRECHA (Buenos Aires), reconhecida pela American Dance Therapy Association (ADTA)

Duração
40 Horas – 8 dias

Calendarização e horário
17 e 18 de Setembro;
15 e 16 de Outubro
12 e 13 de Novembro;
10 e 11 de Dezembro

Sextas-feiras: das 19h às 22h
Sábados: das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30

Certificação
Será emitido Certificado de Formação em Terapias Expressivas: Contributos para a Intervenção em Contextos Social, Educativo e de Saúde

Custo
325 €
(possibilidade de pagamento em prestações)

Local
Sala de formação – DATAlentejo/Évora
Data limite de inscrição: 10 de Setembro
* O curso só terá lugar no caso de haver um número mínimo de inscrições.