segunda-feira, 15 de março de 2010

Workshop de Criação Livre e Abordagem Criativa

C.A.L – Comunidade de Artistas Livres

Orientadora: Ana Leitão
Colaborador musical: Afonso Castanheira

Espaço: a Bruxa Teatro

Datas: Abril 2010
Dias 7 e 8, 14 e 15, 21 e 22, 28 e apresentação 29 (4as e 5as feiras)
19:30h às 21:30h

Inscrições abertas a 8 participantes até dia 31 Março.

Contactos:
Ana Leitão 965014968
ArtAna@sapo.pt
C.A.L 925752385
geral_C.A.L@sapo.pt

Preço: 75€ por participante

Total horário: 16 horas

Workshop Criação Livre
A C.A.L comunidade de artistas livres vai abrir um workshop ao público em geral no mês de Abril de 2010.

Orientado por:
Ana Leitão, como colaboração musical de Afonso Castanheira.

O Processo:
Partindo de estímulos concretos e exploração de objectos, numa pesquisa de abertura individual para o exterior, procura-se um trabalho sobre os sentidos, instintos, construção livre e improvisação criativa, objectivando o encontro com uma instalação viva no espaço.

Um trabalho performativo de desconstrução e exploração material e técnica apontando para o enquadramento individual num todo.

A imagem funde-se com o actor, com a palavra desconstruida na sua depuração e a musica alternando o movimento do corpo e a ambiência do espaço.

Objectivos:
. Estimulo e exploração da criatividade individual e em grupo
. Processo de desconstrução para recriação
. Exploração de técnicas performativas
. Exploração sensorial
. Interacção com o objecto
. Consciência de abertura da individualidade criativa inserida numa perspectiva de grupo
. Apresentação do processo como instalação de um espaço vivo


Breve Biografia de Ana Leitão:

Ana Margarida Leitão, nasceu a 22 de Julho de 1981 em Caldas da Rainha. Terminando a Licenciatura de Estudos Teatrais na ESMAE, fez também o Bacharelato de Interpretação na mesma escola (2006). Ainda frequentou o primeiro ano de Estudos Teatrais na Universidade de Évora (2001) e fez o curso de formação de Actores no Instituto das Artes do Espectáculo em Lisboa (2000). Frequenta agora o último ano de Mestrado em Dramaturgia / Encenação na Universidade de Évora.
Faz teatro desde 1998 onde se iniciou em teatro amador, num grupo denominado Figuras do Espanto, em Torres Vedras. Frequentou, posteriormente, já durante a sua formação profissional, seminários de interpretação com Ana Tamen, Nicolau Antunes, Dennis Bernard, Andrea Gabilombo, Diogo Dória, Rogério de Carvalho, Polina Klimovitskaya, João Brites, Carlos Pessoa, Inês Vicente, Raquel Freire (cinema), novo circo com André Braga, entre outros.
Participou em espectáculos com Paulo Lages, Anunciação a Maria; com Denis Bernard, Sonho de Uma Noite de Verão; com Pablo Rodriguez, Nunca Nada de Ninguém; performance Arte Povera, com direcção de Denis Bernard para a Fundação Serralves. Com o Cendrev participou no Valentão do Mundo Ocidental encenação José Russo. Iniciou-se na encenação com o actor Luís Félix, na peça Ninguém Pensa Isso de Ti – A Despensa de Carlos Magno, para um projecto de formação do TUM – Teatro Universitário do Minho. Actualmente desenvolve actividade de encenação em projectos experimentais e alternativos.
Trabalha profissionalmente como freelancer na companhia de teatro A Bruxa Teatro em Évora, onde fez Stabat Mater Furiosa, Só (encenação) e Quatro Mulheres de Coragem, com direcção de Figueira Cid e na Baal17 com a peça Doroteia de Nelson Rodrigues.
Leccionou em escolas expressão dramática e aulas individuais de criação teatral. Desenvolveu workshops explorando a relação do criador com o espaço.
Realizou trabalhos de pesquisa e investigação sobre temáticas contemporâneas.
Fundou um projecto experimental intitulado C.A.L Comunidade de Artistas Livres), onde explora a criação a partir de um processo de desconstrução, objectivando a fusão multidisciplinar na arte.
Na C.A.L já dirigiu três espectáculos – Só Trato Loucas Normais; Rua Cheia e Carícias – e duas performances/instalações: uma boca um nariz um olho um puzzle I e II.

Participou em algumas curtas-metragens experimentais, maioritariamente com António Marcelino Sabença.