quarta-feira, 14 de julho de 2010

Workshop: Curadoria de Arte Contemporanea - Lisboa

WORKSHOPS RESTART
CURADORIA DE ARTE CONTEMPORANEA
Formadora | LUISA SANTOS
18, 24 e 25 Julho

OBJECTIVOS
Enquadrar no contexto da gestão de projectos culturais e das exposições em particular, a função do curador/comissário. Serão abordadas as diferentes dinâmicas e passos a desenvol-ver para a elaboração de uma exposição em diferentes modelos institucionais – galeria privada; espaço institucional; museu; espaço sem fins lucrativos; espaço público.

PÚBLICO ALVO
Estudantes de artes, cultura e comunicação, artistas, produtores, agentes culturais.

CONTEÚDOS
Sendo teórico-prático o workshop tem uma ênfase prática de 80%. Os alunos tomarão contacto com questões conceptuais da elaboração e proposta de exposições para diferentes espaços bem como alguma componente de produção (pedidos de apoio e parcerias, i.e.). Os alunos serão divididos em grupos de 3 elementos e cada grupo proporá, sob a coordenação do formador, uma exposição para o espaço da RESTART, incluindo espaços menos convencionais como o bar e a rua.
Na semana depois do workshop, as propostas serão submetidas a júri (formador, director da escola, 2 formadores da escola – a nomear pelo director –, e um curador externo convidado). A proposta vencedora será produzida, com os recursos da RESTART e em data a definir pelo júri, pela equipa que propôs a exposição.

Módulo I: O trabalho do Comissário/Curador (DIA 1).
Módulo II: Como se cria um projecto de Exposição (DIA 1).
Módulo III: Como se organiza uma Exposição, concepção e produção (DIA 2).
Módulo IV: O Espaço e os Elementos de comunicação numa Exposição (DIA 3).
Módulo V: Apresentação dos projectos (DIA 3).
Módulo VI: Feedback à melhoria de cada projecto, revisão do Módulo III (DIA 4).
Módulo VII: Revisão do Módulo III (DIA 4).s

FORMADORA
Luisa Santos
Doutoranda em Curadoria de Arte Contemporânea e Mudança Social (Viadrina School of Governance, Berlim) desenvolve, actualmente, projectos de escrita critica na L+Arte, Arte Capital e UP magazine e curadoria com a Ordem dos Arquitectos, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Round the Corner / Teatro da Trindade e The Mews, em Londres. Lecciona “Curadoria de Exposições” no Mestrado de Design e Cultura Visual no IADE, Lisboa. Comissariou as exposições (selecção): Of This Tale... com Robert Kusmirowski, Patrícia Esquivias, Ilya e Emília Kabakov, Alexander Singh (RCA, Londres), On-Off Poltergeist do colectivo Chelpa Ferro (Mezkalito Gallery, Londres); Biennalle Cuvée (OK-Centrum, Linz, Áustria). Curadora convidada para Linz Capital Europeia da Cultura 2009. Mestre em Curating Contemporary Art , Royal College of Art, Londres. Pr émio Curadoria Deutsche Bank - Deutsche Börse Residency Program no Frankfurter Kunstverein, Frankfurt.

HORÁRIO
10:00-13:00 / 14:00-19:00
(24 horas)

VAGAS
16 Participantes
(mínimo 10)

PREÇO
Inscrição: 50€
Geral: +170€
comunidade restart: 20% desconto
Parceiros restart: 10% desconto
dois workshops: 15% desconto no 2º workshop
(descontos não acumuláveis e aplicáveis apenas ao valor “Geral”)
Pagamento integral até à primeira semana antes do início

+ informações
Telefone| 21.3609450
e-mail | info@restart.pt
http://www.restart.pt

RESTART Restart
Rua da Quinta do Almargem, nº 10
Belém