quarta-feira, 21 de julho de 2010

Workshops em Agosto na Act - Escola de Actores - Lisboa

Workshop "A PALAVRA E AS DOZE ACÇÕES CORPORAIS"
Com Beto Amorim
Datas: 16 a 30 de Agosto (segundas, quartas e quintas)
Horário: 14h30 às 17h30
Destinatários: actores profissionais, estudantes de artes performativas, amadores com alguma experiência
Valor: 168€

O objectivo deste workshop é oferecer ao participante uma conscientização das possibilidades quase infinitas de movimentação do corpo a partir do conhecimento das 12 acções e da sua aplicação em improvisações inspiradas nos textos.

As 12 ações são a sistematização dos movimentos humanos que englobam todos as acções corporais possíveis ao homem. Estas improvisações cobrem desde acções físicas quotidianas, passando pela acção teatral, pela dança e pela região limítrofe entre estes sempre partindo de um estímulo de um texto literário. A experimentação dessas possibilidades, visa a consciência e ampliação do repertório de movimento e conseqüentemente a plenitude de sua expressão cênica.

Beto Amorim
Artista Cênico Brasileiro, radicado em São Paulo, formado em Arquitetura e com mais de vinte anos de experiência como ator e dançarino; entre os quase quarenta espetáculo que participou com performer destacam-se os realizados sob comando dos coreógrafos Ivaldo Bertazzo, Jorge Garcia e João Andreazzi, e dos diretores teatrais Ary França, Fernando Peixoto, Jorge Fernando, Flávio de Souza, Vladimir Capella, e com o Grupo XPTO. Tem desenvolvido uma pesquisa de linguagem nas regiões limítrofes entre o teatro e a dança, e desta prática resulta sua capacitação na área da preparação corporal, que também envolve treinamento físico, direção de movimento, coreografia e improvisação. A estas atividades somam-se também a vivência com dramaturgia e cenografia e, numa conseqüência natural, pesquisa a instrumentalização do ‘performer criador’ de modo a possibilitar que este contribua, ou até domine, todo o processo de criação cênica.

Workshop "REALIDADE E REPRESENTAÇÃO - O ACTOR NO PRESENTE"
Com Victor Oliveira
Datas: 23 a 27 de Agosto 2010
Horários: 14h00 às 18h00
Destinatários: actores profissionais, estudantes de teatro, amadores com alguma experiência
Valor: 160€

Este workshop centrar-se-á na arte do actor enquanto processo criativo baseado no presente da representação e na percepção do mundo que nos rodeia. A partir do texto do dramaturgo contemporâneo Jean-Charles Massera, We are Europe, tentaremos trabalhar sobre a noção de “presente imediato” e da noção importantíssima de representação e de não-representação, quer dizer, a partir de que momento é que o “representar” se torna espaço de improvisação e de confronto directo. A partir de situações do texto, em grupos de dois, três ou mais, as personagens tentam debater sobre a crise de que todos falam, e encontrar eventualmente soluções conciliadoras como resposta à deriva da sociedade moderna, o que provoca invariavelmente situações dramáticas e cómicas.

Victor de Oliveira
Nascido em Moçambique em 1971, Victor de Oliveira começou a fazer teatro enquanto profissional aos 18 anos, em Portugal, como membro fundador da Companhia de Teatro de Sintra. Dois anos depois entra no Curso Profissional de Actores do Instituto Franco- Português e torna-se aluno de encenadores como L. M. Cintra, João Brites ou Jorge Listopad. Paralelamente à sua formação de actor começa igualmente uma formação de dança contemporânea com os coreógrafos C. Andermat, P. Ribeiro ou ainda J. Fiadeiro e Vera Mantero, com quem trabalhará como bailarino. Em 1994 vai viver para Paris e entra no Conservatoire National Supérieur d’Art Dramatique de Paris, onde é aluno, entre outros, de Stuart Seide, Caroline Marcadé e Mário Gonzalez.

Act - Escola de Actores
Complexo LxFactory
Rua Rodrigues Faria, 103
Edificio I - 0.2
1300-501 Lisboa
Tel: 21 301 03 24 / 21 301 01 68
Telm: 93 785 25 55 / 96 870 42 48
workshop@act-escoladeactores.com
http://www.act-escoladeactores.com