segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Formação Danza Duende - Lagos

Nível 0
ALGARVE
SÁBADO DIA 2 DE OUTUBRO 2010
14H00/20H00
Danza duende

Danza
Para além do conceito ao qual associamos habitualmente a palavra «Dança», tudo o que se manifesta através das nossas percepções sensoriais está em constante movimento, isto é “dança”. Todos os fenómenos são impermanentes, transitórios e independentes.
A Dança exprime a própria essência da vida, o espaço e o movimento. Ao dançar, é possível descodificar as mensagens subtis que os fenómenos da nossa existência nos transmitem, sejam eles físicos, psíquicos, mentais, espirituais científicos ou filosóficos.
A Dança permite-nos descobrir e desenvolver a nossa intuição profunda, enriquecendo todos os aspectos da nossa vida.

Duende
No mundo do flamenco, mais precisamente no meio cigano, quando durante uma actuação, um artista invoca ou transmite uma magia irresistível, costuma-se dizer que «tiene Duende!» (tem Duende!).
A palavra «Duende» inspirou obras, poemas e canções. O seu sentido é indefinível porque representa uma experiência emocional indescritível que ultrapassa o nosso entendimento racional e se manifesta repentinamente num acto artístico. Magnetiza o público e une os indivíduos que o compõem numa experiência comum. O que magnetiza o público é precisamente a autenticidade daquilo que está a presenciar.

Danza Duende
Propõe uma visão da dança e da vida numa relação de profunda e consciente interdependência. O objectivo deste método é, assim, a procura da autenticidade no movimento e na expressão pessoal.
Enquanto conceito, nasceu como resultado de uma reflexão acerca da autenticidade da expressão e do movimento e sobre o melhor modo de veicular e ensinar uma arte que exige uma total entrega – dançando-se integralmente com corpo, mente e coração, tentando-se preservar, simultaneamente, no seu ensino a sua natureza livre e selvagem. Esta questão levou naturalmente à conclusão de que uma pessoa não se torna autêntica, mas sim autoriza-se a ser autêntica…
Trata-se de um método de ensino da dança em que a forma, ou técnica, se quisermos, é sobretudo utilizada como instrumento e não como um fim em si mesmo. Um instrumento para se regressar à frescura e sinceridade do gesto, tal como as poderão manifestar uma criança ou uma pessoa idosa quando dançam, cultivando simultaneamente a simplicidade, a improvisação e o sentido de humor.

Nível 0
Trata-se de um workshop téorico-prático de introdução ao projecto de Danza Duende.
Na primeira parte, será apresentado teóricamente os os fundamentos básicos da Danza Duende e clarificado quais são os seus 3 pilares assim como as dimensões associadas.
Algum trabalho prático será proposto para melhor sensibilização dos respectivos conceitos.
Na segunda parte, será apresentado a estrutura da formação em Danza Duende : todos os níveis de formação, os objectivos (a nível pessoal, a nível global), as responsabilidades.

Orientado por:
Liliane Viegas: Fundadora e directora do Estúdio de Dança SétimaPosição , em Lisboa, de 1984 a 2004.
Professora do projecto Duende.
Trabalho em Dança Movimento Terapia no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa desde 2003
Psicóloga Clínica, Analista Bioenergética na privada.

assistida por:
Sabine Schneider: FormaçãoDuende desde o início, nível 0: 2x, nível 1: 1x , nível 2: 1x
Marion: Formação Duende desde o início, nível 0: 1x, nível 2: 1x
Local : Casa Sakra, Meia Praia, Lagos

Inscrições através de: danzaduendeportugal@gmail.com
Tel.: 914851331 (Marion) - 965071910 (Liliane Viegas) – 969296758 (Sabine)