segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Oficina: A Música nas Artes Performativas - Porto

ORIENTADA POR JORGE QUEIJO
BALLETEATRO
2 OUT | 14H00 - 18H00

A música nas artes performativas – Criação e métodos de pesquisa

Os princípios básicos que estão intrínsecos na criação de toda a música servem de ponto de partida para a exploração e criação de trilhas sonoras nas artes performativas.

Estuda-se a utilização dinâmica da música, elementos contemporâneos, experimentais, elementos de análise externos à própria música e à dança assim como a “observação/audição” e estudo da importância do som(s), do ritmo e o seu enquadramento linear ou abstracto nas artes performativas.
Atelier de exploração prática.

Destinatários profissionais das artes performativas
Local
balleteatro auditório

+INFO
balleteatro serviço educativo
Praça 9 de Abril, 76
4200-422 Porto
Tlf. 225508918 ou 937631900
formacao@balleteatro.pt


Jorge Queijo
Baterista e percussionista, é licenciado em Jazz pela ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo). Fez o Curso de Formação de Animadores Musicais da Casa da Música e prosseguiu os estudos concluindo o mestrado em Music Leadership pela London Guildhall School of Music and Drama. Colabora com o Serviço Educativo da Casa da Música. Compôs música para instalações de vídeo para artistas do Royal College of Arts de Londres e criou a performance “ 1.12 mm in the Brain “ experiência visual e sonora inspirada em ressonâncias magnéticas e electroencefalogramas. Lidera o Beatbox Ensemble da Casa da Música e trabalha regularmente com pessoas com necessidades especiais. Toca em formações de jazz e música tradicional portuguesa e é líder do Cheesecake, projecto de música experimental e improvisada.