terça-feira, 28 de setembro de 2010

Workshop NK Theatre - Lisboa

(16/17 Out - Nível I e 23/24 Out - Nível II)

Um trabalho sobre a presença do actor assente no entusiasmo com que joga um jogo, na sua capacidade em aceitar a incerteza e imprevisibilidade, e na sua humanidade ao mostrar o que lhe acontece nesse processo.
Uma síntese única das abordagens pedagógicas de Philippe Gaulier, Jacques Lecoq, Ami Hattab e Keith Johnstone, combinando exercícios de Jogo Teatral (Le Jeu), Clown, Tragédia Grega, improvisação e diversas disciplinas físicas para fortalecer a presença de cena e repertório criativo de cada participante.

Nos exercícios que propomos, tal como acontece perante um público, procuramos um objectivo simples e entusiasmante e/ou o envolvimento total num jogo com outro actor. Deixando noções como "acreditar", "sentir" ou ter "boas ideias", realidades psicológicas e internas, que deixam o actor fechado e"fora de jogo" e entregando-nos à razão principal de se fazer teatro: o puro prazer.

NÍVEL I

Dia 1
O foco do primeiro dia incide sobre os princípios do nosso trabalho com actores e performers: Jogo Teatral (Le Jeu), Ponto Fixo, Major e Minor, Cumplicidade, Impulso, Espontaneidade (ver abaixo). Fazemo-lo com recurso a jogos e exercícios específicos que progressivamente servirão para estruturar improvisações básicas.

Inicialmente, procuramos permitir aos participantes o total acesso ao fundamento de todo o trabalho posterior: o prazer. Esse será o fuel do impulso físico, da energia vocal e da imaginação, e apenas pelo prazer tentaremos desafiar os limites que cada um se impõe. Será um primeiro dia iminentemente grupal, envolvendo trabalho de consciência física, ritmo, concentração e trabalho de conjunto.
Pede-se aos participantes que venham com o máximo de disponibilidade física e preparados para arriscar e abdicar de algum controle sobre os acontecimentos para poder descobrir coisas novas.

Dia 2
Durante o segundo dia repassamos os princípios e ferramentas explorados no dia anterior e aprofundamo-los em improvisações de complexidade crescente com o resto do grupo como público. Introduzimos exercícios de voz como portal para sair do domínio do lógico e psicológico e descobrir níveis surpreendentes de energia e criatividade. Por experiência directa, distinguiremos o que torna interessante uma cena entre actores e o que atrai a atenção do público.

Este segundo dia oferece também a oportunidade de explorar as noções de vulnerabilidade e “beleza” individuais em cena, algo que é muito específico a cada actor. Há formas de se mostrar que convêm a umas pessoas e que noutras não são credíveis, que numas atraem o público e noutras o repulsam. Procuraremos o que funciona com cada um para que cada um possa aumentar o seu repertório criativo e ganhe confiança na canalização livre da energia própria.

NÍVEL II (pode realizar o Nível II quem tiver realizado o Nível I ou casos específicos depois de avaliação pelos formadores)

.Aquecimento físico e de disponibilização total do corpo e do impulso de jogo.
.Aprofundamento dos princípios e fundamentos que sustentam o nosso trabalho através de exercícios físicos e jogos.
.Progressivamente, investiremos no treino do impulso físico e vocal, convidando os participantes a sair da sua zona de conforto e descobrir novas possibilidades expressivas. Treino da capacidade de se deixar contaminar pelo jogo para estar completamente presente em cena.
.Introdução ao trabalho com personagem através do método do disfarce-entrevista. A personagem em improvisação.
.O segundo dia será dedicado fundamentalmente à criação de esboços de cenas teatrais em diferentes géneros, com ou sem recurso a texto, de forma a explorar o ritmo e distinguir o que faz uma cena funcionar.

OBJECTIVOS
.Encontrar a presença única e o magnetismo de cada perfomer.
.Desenvolver a entrega e a liberdade num palco através do prazer em acções e jogos simples e claros.
.Treinar a capacidade de agir sem certeza e de evitar o discurso interno e psicológico.
.Aprendizagem completamente prática referente à construção de personagem e criação de cenas.
.Cada caso será trabalho de forma específica.

JAIME MEARS nasceu em Sydney em 1981. É licenciada pelo prestigiado National Institute of Dramatic Art NIDA (2002) e diplomada pela École Philippe Gaulier (2010). Actuou em várias produções da The Sydney Theatre Company STC, uma das companhias de referência do teatro na Australia. No âmbito do programa para escolas dessa companhia, ensinou e encenou também várias produções. Participou nos workshops do UK Shared Experience Company e da Compagnie Philippe Genty. Participou em várias séries televisivas, destacando-se All Saints, McLouds Daughthers e Home and Away. É professora no Open Program do instituto NIDA, que oferece cursos intensivos especializados em teatro, cinema e voz. Membro fundador do Naked King Theatre em 2009.

PEDRO FABIÃO Fez o curso de formação de actores do CITAC e é diplomado pela École Philippe Gaulier. Participou em mais de uma dúzia de produções no CITAC, Teatro do Morcego (Coimbra) e Companhia Alter-Lego, de que é fundador. Foi dirigido por Paulo Castro, Sergio Claramunt, Marcantonio Del Carlo, entre outros. Na sua formação, salienta a influência de Philippe Gaulier, Sergio Claramunt, Ami Hattab, Volker Quandt, Gabriel Chame, José de Abreu Fonseca, Nicolas Bernard, Luisa Sanchez Gaillard e Robert Steijn. É palhaço na Operação Nariz Vermelho desde 2004. Orienta workshops de teatro e clown desde 2006. Membro fundador do Naked King Theatre em 2009.

http://www.nakedkingtheatre.com

Espaço: Atelier Concorde
ver para direcção - http://atelierconcorde.org/acerca/contacto/

Participantes: 8 a 14
Preço: 60€
Contacto: info@nakedkingtheatre.com
ou 917 916 427