Para mais informações/inscrições
website | http://www.gtolx.org
email | geral@gtolx.org
telefone | +351 213 476 319
Formação Inicial em Teatro do Oprimido [17h]
Formação presencial destinada a pessoas interessadas em usar Teatro como ferramenta de debate e transformação social.
Objectivos gerais:
a) Reconhecer/aprender a metodologia do Teatro do Oprimido como ferramenta de intervenção artística e comunitária;
b) Conhecer/entender a metodologia do Teatro do Oprimido, em particular do Teatro Fórum enquanto ferramenta de intervenção social;
Objectivos específicos:
a)Capacitar os participantes na Técnica do Teatro Fórum, de forma a que a possam aplicar e desenvolver junto de grupos/comunidade(s);
b) Criar e apresentar uma peça de Teatro Fórum
Horário:
19 Novembro 2010 - 19h-22h
20 e 21 Novembro 2010 - 10h-18h
Vagas: 20 pessoas
Preço: 120€
Formação Avançada em Teatro do Oprimido [20h]
Formação presencial destinada a pessoas interessadas no Teatro do Oprimido, com experiência prática na aplicação dos conceitos e conteúdos do Teatro do Oprimido (Teatro Fórum). A todas as pessoas que tenham frequentado a formação inicial em Teatro do Oprimido.
Objectivos Gerais:
a) Partilhar experiências práticas de implementação da metodologia do Teatro do Oprimido com os diversos públicos e comunidades.
b) Aprofundar conhecimento teórico e prático na aplicação dos conceitos e na criação de espectáculos de Teatro Fórum
Objectivos específicos:
a) Dominar a dramaturgia do Teatro do Oprimido
b)Implementar a Estética do Oprimido num espectáculo de Teatro Fórum
c) Criar e apresentar um espectáculo de Teatro Fórum
Horário:
3 Dezembro 2010 – 19h-22h
4 e 5 Dezembro 2010 - 10h-18h
8 de Dezembro 2010 - 17h-20h
Vagas: 20 pessoas
Preço: 120€
Formadora
Gisella Mendoza
Trabalha desde 2003 a metodologia do “Teatro do Oprimido” em Portugal. Inicia-se no Teatro do Oprimido na Alemanha e continua a sua prática em Cuba, no Brasil, Países Baixos, Moçambique, Espanha e Portugal. É fundadora e directora artística do GTO LX - Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa. Já trabalhou as técnicas do Teatro do Oprimido com diversos tipos de comunidades em Portugal. É uma formadora experiente, tendo já orientado formações em variados contextos e países.
[O GTO LX – Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa é uma organização não governamental empenhada em estimular a participação activa e consciente dos cidadãos na construção da sociedade.
Trabalhamos directamente com populações desfavorecidas, formando grupos de Teatro Fórum que criam espectáculos a partir de situações reais por si vividas, e que são, posteriormente, apresentados à comunidade.
No Teatro Fórum o espectador é estimulado a entrar em cena para improvisar, como protagonista, soluções alternativas ao problema encenado.
A comunidade é assim envolvida de forma directa e activa na análise, discussão e exploração de estratégias de actuação perante problemas comuns, provocando a consciência comunitária e a participação cidadã.
A metodologia do Teatro do Oprimido foi desenvolvida por Augusto Boal no Brasil, em meados da década de 60, e é hoje praticada em mais de 70 países.
É uma metodologia e uma prática teatral cujo objectivo é a democratização do teatro como uma ferramenta capaz de provocar o empowerment dos participantes, através da análise e teatralização da realidade e modos de conduta dos sujeitos.]
GTO LX - Grupo de Teatro do Oprimido
Travessa do Corpo Santo, 21, 2ºandar
1200-131 Lisboa
http://www.gtolx.org