segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Seminário Nova Iorque para Actores

Nova Iorque continua a ostentar a reputação de cidade onde tudo pode acontecer. Quantos não são os exemplos de sucesso de pessoas que ousaram aventurar-se nessa pulsante cidade?
Embora talvez a sorte possa jogar um papel importante na equação, tenacidade e ousadia são qualidades indispensáveis para quem pensa em se aventurar nas lides artísticas nessa grande cidade.
Mas só tenacidade e ousadia não bastam para se suceder como actor/actriz nesta cidade. Não basta para os Americanos e muito menos para os estrangeiros. É preciso conhecer como a cidade funciona e como funciona o microcosmo que é a carreira de actor nesta cidade.

Hoji Fortuna (http://www.imdb.com/name/nm1533685/), actor que começou a sua carreira artística em Portugal e que se encontra a residir em Nova Iorque desde 2008, tendo durante esse tempo tido a oportunidade de trabalhar nalguns projectos que têm despertado interesse internacional, tem vivido essa experiência na primeira pessoa.
Durante o tempo que tem estado em Nova Iorque Hoji teve a oportunidade de trabalhar com o prestigiado realizador Hal Hartley na sua próxima longa-metragem (estreia em 2011), e de protagonizar Viva Riva!, longa-metragem filmada na República Democrática do Congo, que teve presença no Festival Internacional de Cinema de Toronto e no Festival Internacional de Cinema de Berlim, e que se estreará nos cinemas mundiais em 2011 (Leia a crítica em http://pt-br.paperblog.com/filme-do-congo-e-uma-das-surpresas-do-festival-de-berlim-68370/).
Diz-se que sucedendo-se em Nova Iorque está-se preparado para suceder em qualquer parte do mundo. Hoji conseguiu encontrar as ferramentas que lhe permitiriam ficar em Nova Iorque e começar a afirmar-se como actor nessa cidade e pretende partilhar essa experiência, o conhecimento que levou dois anos a adquirir, com outros actores e aspirantes a actores que tenham ou estejam a pensar em Nova Iorque como próximo passo no desenvolvimento das suas carreiras artísticas.

A pensar nisso foi idealizado o seminário Nova Iorque para Actores, a acontecer em Lisboa e Porto, e que visa desmistificar algumas das questões relacionadas com a vida de actor na Big Apple, poupando tempo ao actor que esteja a pensar para ali se mudar.
Para um actor que queira adquirir densidade internacional ou experiência artística, Nova Iorque é certamente o lugar certo para se começar.
Se desejar obter informações sobre o seminário Nova Iorque para Actores, escreva para nipa.pt@gmail.com, com o título “Porto” ou “Lisboa”, de acordo com a localidade que mais lhe convém para frequência do seminário.